Qual a diferença entre couro cabeludo e pele?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A pele na cabeça, conhecida como couro cabeludo, é rica em vasos sanguíneos e contém mais folículos de cabelo e mais glândulas sebáceas do que em qualquer outra parte do corpo. A pele na nossa cabeça – chamada de couro cabeludo – tem mais folículos que qualquer outra parte do corpo.

Um sinônimo para couro cabeludo é "escalpo", do qual provém o termo "escalpelamento".

Pra começar, o couro cabeludo é uma parte da pele do corpo que fica na região da cabeça e que tem a maior parte dos nossos pelos, ou cabelos, como são mais conhecidos.

Como cuidar do couro cabeludo em casa com 8 dicas?

  1. Aposte em massagens. ...
  2. Enxágue bem. ...
  3. Evite água muito quente. ...
  4. Proteja do sol e das ferramentas de calor. ...
  5. Aposte em produtos específicos para o couro cabeludo. ...
  6. Mantenha a limpeza em dia. ...
  7. Evite fazer muita química. ...
  8. Cuidado com as unhas.

Ela acontece devido à produção excessiva de oleosidade, que cria um ambiente propício para o crescimento de fungos, como a Malassezia sp. e o Pityrosporum ovale. Banhos quentes, clima úmido, estresse, alterações hormonais, alimentação gordurosa, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo são fatores que agravam o caso.

3) O couro cabeludo é composto por cinco camadas anatômicas distintas: pele, tecido subcutâneo, gálea, tecido areolar frouxo e pericrânio, como descrito pelo mnemônico, em inglês SCALP (Skin, subcutaneous tissue, galea aponeurotica, loose areolar tissue e pericranium).

Assim como a pele do corpo e do rosto, é composta por 3 partes: a epiderme, a derme e a hipoderme. A característica que distingue o couro cabeludo é o seu elevado número de folículos de cabelo.

Como Limpar o Couro Cabeludo

  1. FAÇA UM PEELING DETOX NO COURO CABELUDO. Pré Shampoo Peeling Detox e Shampoo Desintoxicação Revitalizante. ...
  2. EVITE ÁGUA QUENTE NA LAVAGEM. ...
  3. NÃO USE CREMES COM ENXÁGUE NO COURO CABELUDO. ...
  4. EVITE QUÍMICAS. ...
  5. USE PRODUTOS CERTOS PARA SEU TIPO DE CABELO.

A coceira também pode ser um sinal de alerta para fungo, dermatite seborreica e piolho. A foliculite pode ser confundida com uma espinha. Entretanto, não existe espinha no couro cabeludo. Se for constante, procure um dermatologista.

Essa dor no couro cabeludo é chamada tecnicamente de tricodinia. A causa mais comum é a queda de cabelo, uma vez que os fios possuem a função de proteger a pele da cabeça, portanto sem essa proteção a região fica mais exposta.

O sebo também colabora para a proliferação de fungos e bactérias, que causam placas, coceiras e feridas, podendo deixar a região bem dolorida”, aponta a expert.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

Normalmente, um couro cabeludo inflamado é acompanhado por outros sinais e sintomas, como erupções cutâneas, pele seca, coceira e descamação. Procure um profissional dermatologias, para te auxiliar no diagnóstico e tratamento de causas individuais de inflamação do couro cabeludo.

O couro cabeludo apresenta alguns sinais quando não está saudável, como leve coceira e irritação a inchaços dolorosos ou manchas. Em casos mais simples, é possível perceber que ele está mais seco e com descamação, mas sem nenhum desconforto real.

Ficar muito tempo sem lavar o couro cabeludo; Não higienizar o cabelo corretamente e não usar o produto certo; Prender o cabelo com muita força; Usar produtos químicos no cabelo com frequência.

Couro cabeludo
Xampus antifúngicos: cetoconazol 2%, piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.

Hidratação com óleos
Pode tratar do seu couro cabeludo seco de forma natural, massajando-o com azeite ou óleo de coco. Não passe por água, pois vai reabastecer os óleos naturais do seu cabelo, ficando hidratado e nutrido. Para uma hidratação intensiva, deixe o óleo atuar durante a noite.

A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.