Qual a diferença entre coreografia e Coreologia?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

O profissional que cria as coreografias é denominado coreógrafo e o que registra esses movimentos graficamente é o coreólogo. A coreologia é a escrita da dança, que pode ser em pentagrama (partitura), como no Sistema Benesh ou em símbolos próprios de uma metodologia como, por exemplo, no método Laban Notation.

Para Laban, a Coreologia não era apenas um estudo acerca da dança, mas sim acerca de todas as artes do movimento. Embora Rudolf Laban seja considerado o criador da Coreologia, já em 1923, o termo já era conhecido e utilizado pelos russos, no Laboratório Coreológico de Moscou.

O profissional que cria as coreografias é denominado coreógrafo e o que registra esses movimentos graficamente é o coreólogo. A coreologia é a escrita da dança, que pode ser em pentagrama (partitura), como no Sistema Benesh ou em símbolos próprios de uma metodologia como, por exemplo, no método Laban Notation.

Podemos inicialmente definir coreografia como a estrutura dada aos movimentos de dança para expressar determinada ideia. Observamos ainda que é o “desenho” da dança, criado para comunicar, por meio dos gestos dos bailarinos, onde são abertos a diferentes interpretações.

A ideia da coreografia é usada para nomear a arte de criar danças. O conceito também é usado para nomear a sucessão de figuras e passos que ocorrem no âmbito de uma dança. Os coreógrafos são responsáveis por conceber as estruturas nas quais se repetem os movimentos executados pelos bailarinos.

Significado de Coreografia
substantivo feminino [Antigo] Notação dos passos e das figuras da dança. Arte de compor bailados e de os transcrever. O mesmo que coregrafia.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

Elemento de composição. = dança: coreografia.

Desta forma, o termo "coreografia" surge na dança em 1700, na corte de Luiz XIV, para nomear um sistema de signos gráficos (notação da dança) capaz de transpor para o papel o repertório de movimentos do balé daquela época.

Pessoa que compõe, transcreve ou executa bailados. O mesmo que corégrafo.

Alguns dançarinos são naturalmente musicais, mas, para aqueles que precisam de tempo para desenvolver um ouvido, contar ajuda. Se você estiver em um grupo ou dançando uma música complexa, a contagem faz com que todos se movam em uníssono. Apenas uma coreografia precisa ser contada.

Uma tecnologia cuja promessa é facilitar a escrita coreográfica e preservar sequências de movimento que antes estariam sob a guarda apenas da memória de seus criadores e intérpretes.

A dança em grupo é um tipo de dança executada por múltiplas pessoas simultaneamente (coletiva), diferente de danças individuais e de danças de casais / em pares dançando independente.

Quem trabalha no cargo de coreógrafo é responsável por criar sequências de passos, figuras e encenações para compor uma dança. É quem produz os movimentos executados por bailarinas e bailarinos em apresentações, gravações e espetáculos. Por isso mesmo, a coreografia está na lista das profissões ligadas à arte .

O preço em média de um aula de coreografia é de R$ 63. Ele pode variar de acordo com alguns fatores, são eles : as competências adquiridas pelo professor de coreografia.

Valoriza-se a coreografia individual
Ao contrário de danças em estilos mais clássicos, nesse estilo de dança é valorizada a coreografia individual como forma de enriquecer o poder de expressão da dança.

Conheça 4 dicas de como aprender coreografias com mais rapidez!

  1. Treine bastante. A disciplina é o fator mais importante para que você tenha sucesso em uma apresentação. ...
  2. Repita a sequência várias vezes. ...
  3. Divida a coreografia em partes. ...
  4. Conte os passos no ritmo da música.