Qual a diferença entre Converse e All Star?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os dois tênis também tem uma série de diferenças, até os mínimos detalhes: Os ilhoses (aqueles metais por onde o cadarço passa) do All Star “comum” são de níquel, e no Converse 1970 eles são de alumínio. O cadarço do All Star comum é de nylon. O cadarço do Chuck 1970 é de algodão, e um pouco mais fino.

A Converse apresentou ao mundo o popular tênis de cano alto em 1917, com o nome de All Star. Rebatizou-o em 1923 para fazer uma homenagem a Chuck Taylor, um jogador de basquete que se transformou em símbolo da marca por todas as quadras dos EUA. É o que Phil Knight, fundador da Nike, fez quase cinco décadas depois.

Todos os tênis Converse All Star novos e originais vem em uma caixa Converse devidamente rotulada e identificada. O logotipo da marca sempre vem com boa qualidade na impressão. Além disso, a caixa traz o desenho do tênis, numeração, cor, tamanho, código de barras e QR-code.

A converse dominou o mercado de esportes desde a sua criação, no início do século 20, até a década de 1970. No entanto, com a ascensão da Nike e Adidas, a Converse começou a cair, tendo declaração de falência em 2001.

Grandes artistas como Kurt Cobain, Slash do Guns 'n Roses, Tom Morello do Rage Against The Machine, The Edge do U2 foram alguns dos nomes que eram vistos calçando All-Stars em seus shows. Atualmente o All-Star é muito popular entre jovens, principalmente pelo preço acessível que a marca tem.

O Converse All Star é um clássico. Conhecido aqui apenas como All Star, o modelo mais tradicional da marca são os "Chucks", ou Chuck Taylor All Star, o tênis de cano alto projetado para jogadores de basquete na década de 1920. Desde então, os modelos variaram, ganharam cores, materiais e novas tecnologias.

Chuck Taylor

A marca começou em 1908, o modelo mais vendido mundialmente continua sendo o tradicional Chuck Taylor (seja na versão de cano baixo ou alto) e as suas diferentes versões deixam os fãs ansiosos pelos futuros lançamentos.

Nesse sentido, as diferença entre o All Star original e o falso podem ser: Etiqueta interna com a informação de “feito no Brasil”, nas línguas inglesa e em francês; Código de identificação; Informações de numeração, no padrão americano e brasileiro.

Thiago Sampaio explica que os tênis com amortecimento podem gerar dores no tornozelo e no joelho. O calçado funciona, ainda, como uma uma mola e não garante a estabilidade necessária na musculação: “é como treinar no bosu, aquela meia bola instável”.

Converse Rubber Tracks Brasil
O local escolhido para abrigar o projeto Converse Rubber Tracks foi o Family MOB Studios, no bairro da Lapa, na capital paulista.

Segundo a revista Marie Claire britânica, a principal função é garantir que os pés estão arejados. Ao permitir a circulação de ar dentro do calçado, estes furos ajudam a manter os pés frescos e secos.

Em média eles duram anos, o segredo é o cuidado, assim você terá seu par sempre presente para compor looks de sucesso. Na Pittol você encontra várias opções do tênis All Star, diferentes cores e estilos.

Até mesmo o icônico logo Chuck Taylor All Star possui diferenças entre um modelo e outro. No Chuck Taylor, a tag do calcanhar vem com o logo em branco escrito “All Star”. Já no Chuck 70, a mesma tag vem em preto e traz mais detalhes, como a assinatura Chuck Taylor”.

A melhor maneira de garantir que você está escolhendo o tamanho certo de All Star é experimentando o tênis. Se possível, visite uma loja física e experimente o modelo que você está interessado. Certifique-se de experimentar os dois tênis e ande com eles pela loja para testar o ajuste.

Em julho de 2003, a Nike comprou a Converse, que na época enfrentava problemas financeiros, por US$ 305 milhões. A marca chegou a ter concordata decretada nos anos de 1991 e 2001. Conhecido mundialmente como All Star Chuck Taylor, os tênis da Converse foram usados pelos astros do basquete entre os anos 20 e 70.

Apenas o nome Converse, uma empresa de Massachusetts que a Nike comprou em 2003, dois anos depois que ela decretou falência. A Nike tenta preservar a estética retrô do Converse porque é um bom negócio: o Chuck Taylor tornou-se uma fonte importante no crescimento de receitas e lucros da empresa.

Converse

No Brasil e Mercosul, a Converse explora marca All Star por meio de um contrato com a empresa americana de licenciamento Lon International. Já a cooperativa Coopershoes --que fabrica os calçados para a Converse-- foi criada após a falência da fábrica gaúcha de calçados Brochier em 2002.

E perguntava se podia usar jeans com All Star sem parecer ridícula, se a idade ainda combinava com um look assim. Claro que pode!

branco

All Star branco
O modelo queridinho das fashionistas de plantão, pois fica bom com tudo e deixa o look mais descolado. “Se você sempre quis ter um All Star, mas tem medo de não usar, invista no branco! Ele é curinga e fica bom com tudo!”, afirma a consultora de imagem.

Se olharmos para a história do calçado, temos uma resposta. A sua origem veio dos pés dos jogadores de basquete, logo, saber como usar o All Star é o mesmo que replicar o estilo que se tornou atemporal. Basta escolher a sua cor favorita e se jogar!

Os sapatos All Star em couro são mais resistentes e duráveis. Eles também fazem você parecer mais elegante. No entanto, não há tanta escolha de cores e elas são muito mais caras do que os sapatos de lona.