Qual a diferença entre Contatinho e ficante?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Ter um contatinho não significa, necessariamente, que você está saindo ou tem qualquer tipo de relacionamento, mas sim que tem alguém pela qual você nutre certo interesse. Podemos dizer que esse seria o primeiro nível da paquera, que pode evoluir para um ficante e, quem sabe, namorado.

“Ficar” é uma expressão utilizada, mais ou menos a partir da década de oitenta, para nomear um tipo de relação na qual há troca de carinhos/carícias, mas que, diferentemente do namoro, não tem o compromisso com o outro como um fator fundamental.

Confira: Conversante: aquela pessoa com quem você pode falar sobre tudo durante várias horas, que te trata superbem. Pode ser até que vocês já tenham ficado tempos atrás ou que exista uma chance de ficarem no futuro, mas no momento a intenção é apenas conversar.

Em média, a paixão dura de seis meses a dois anos, esticando muito.

Ficar sério é a mesma coisa que namorar, mas sem assumir e tudo bem; Ficar sério é só um pré-namoro, quando as partes envolvidas sabem que não querem mais ficar só por ficar e desejam estar só uma com a outra.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Um dos primeiros sinais de que a paquera vai virar namoro é quando a outra pessoa demonstra cada vez mais interesse em ficar mais tempo com você. Não apenas nos momentos de namoro, mas na hora de um passeio, das refeições, fazer compras e outras atividades que ela poderia fazer sozinha.

Ao ficar com ela, você tem a chance de ver se a relação tem futuro e daí fica bem mais fácil assumir qualquer coisa", diz. Segundo o escritor e consultor de relacionamentos Sérgio Savian, quando as pessoas ficam não podem achar que já se conhecem por completo.

Ficante premium: é de quem que você mais gosta, deseja e investe. Mas por que não vai além? Porque essa pessoa pode não estar tão a fim de você como você dela. É alguém que dá ghosting, responde com poucas palavras.

É um substituto para “namorando”. Ou implica “namorando com sexo”, mas sem a intenção de compromisso. “Ficante” é um termo novo. Corresponde aos antigos: amante, namorado ou amigo colorido.

Paquera. Esse apelido é para os adeptos de expressões antigas para crush ou ficante.

Ficante comfort: é o que você "até que gosta", mas não tanto quanto o premium. Ele te trata bem, vocês têm uma química legal, mas é apenas isso: legal. A principal característica é que ele está ali disponível quando o premium não está.

O FICANTE. O Ficante é exatamente igual ao Peguete, com uma diferença: os encontros são programados. O casal marca de sair sozinho, já existe um grau mediano de intimidade. Aqui a relação sexual é praticamente uma certeza.

Um homem apaixonado está sempre buscando uma forma de cortejar a sua paixão. Assim, observe se ele olha nos seus olhos e fala diretamente com você, mesmo que a conversa tenha a participação de outras pessoas. Em qualquer circunstância, o apaixonado direcionará sua atenção para você.

Se um homem parece inconstante, simplesmente desaparece por alguns dias e retorna como se nada tivesse acontecido e sem a sensação de que deveria a dar explicações, certamente não está em busca de um relacionamento sério com você.

Afinal, quando o homem está interessado?

  1. Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo. Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. ...
  2. O tempo livre dele é seu. ...
  3. Ele quer falar com você, mesmo sem ter o que dizer. ...
  4. Ele arruma tempo para estar com você ...
  5. Ele toca você quando vocês conversam.

O significado do "pegar" e "ficar" possui uma relação distante entre o compromisso do “namorar”. O pegar: um ato espontâneo, que não requer repetições. Sem compromisso sério, o interesse físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade.

Atualmente, cada vez mais homens e mulheres escolhem viver relações sem compromisso. Nesses casos, o compromisso significa exclusividade e fidelidade, e essas pessoas preferem ficar umas com as outras sem oficializar a relação como um casal de namorados.

Você pode conversar com a pessoa e dizer algo mais ou menos assim, como eu vou escrever aqui: Você pode começar dizendo “Olha só, eu sei que esse pode ser um assunto meio tenso, mas eu acho legal comentar com você pois isso é importante para mim“.

[Brasil, Informal] Pessoa que tem um relacionamento amoroso com outrem sem compromisso (ex.: teve alguns ficantes, mas nenhum namorado).

O psiquiatra Scott Carroll afirma que a chave para um feliz início de namoro é encontrar o namorado apenas duas vezes por semana. O especialista explica que é importante manter contato poucas vezes por semana para conseguir ter tempo de aprofundar os sentimentos.