Qual a diferença entre contação de história e leitura?

Perguntado por: jmorgado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Ao ler, é preciso que o professor mostre para as crianças porque escolheu aquele autor e apresente o objeto livro, um bem cultural que guarda a literatura. No entanto, na contação, o educador tem a oportunidade de resgatar a tradição oral de narrar histórias que foram transmitidas de geração em geração.

A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor.

Contar histórias é uma prática didática considerada extremamente eficaz para a aprendizagem dos alunos. A razão é simples: as histórias têm o poder de engajar e divertir as crianças ao mesmo tempo em que estimulam o aprendizado de forma lúdica.

Contação de história é narração. Contagem usa-se para contar coisas, itens, materiais, etc. Contagem de histórias seria o mesmo que contar o número de histórias.

A contação de histórias e a BNCC
Contar histórias promove o desenvolvimento de importantes habilidades, ainda na fase da primeira infância. Todas essas habilidades têm uma estreita ligação com os cinco campos de experiência propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil.

Tem-se como precioso, o estímulo da oralidade e imaginação oferecido na Educação Infantil, pois a mesma amplia as possibilidades de apreender valores e auxilia na construção de sua identidade. O professor é o mediador entre o livro e a contação, que leva a criança a explorar sua imaginação e sua realidade.

Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.

Ler uma história é uma forma de apresentar a obra conforme sua linguagem original. Contar histórias envolve improvisação, interação e elementos agregados.

Quem escuta história desde cedo geralmente se torna um leitor assíduo, e esse hábito é muito importante na formação dos cidadãos, visto que aumenta o vocabulário, auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e incentiva a criatividade e a curiosidade.

Ao ouvir histórias a criança estimula a imaginação, as emoções, desenvolve habilidades cognitivas dinamizando o processo de aprendizagem, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento. podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica''.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

substantivo feminino [Popular] Ação de contar, de narrar, de dizer histórias, geralmente se refere a histórias que são contadas a crianças ou trabalhadas em sala de aula. Ato de contar, de calcular, de medir uma quantidade; contagem. Etimologia (origem da palavra contação).

Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de expressar o que as informações lógicas não conseguem. Muitos pais e professores são dotados de grande cultura acadêmica, mas são engessados, rígidos, formais.

Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.

A Contação de Histórias é uma prática pedagógica que participa do campo de experiência "Escuta, fala, pensamento e imaginação”.

Continuar lendo O que é uma contação?