Qual a diferença entre consumo e insumo?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Insumo é tudo aquilo que é usado no processo de produção de um produto ou serviço. Já o consumo é utilizado para a utilização da própria empresa como, café e material de limpeza.

Maquinário, funcionários de fábrica (ou prestadores de serviço), recursos naturais e energéticos são alguns elementos classificados como insumos. As matérias-primas também são incluídas como insumo.

Os materiais de uso e consumo caracterizam-se por não se agregarem, fisicamente, ao produto final, sendo meramente utilizados nas atividades de apoio administrativo, comercial e operacional (exemplo: papéis para escritório, lâmpadas para utilização nos prédios administrativos, etc.).

1 matérias-primas, input, capital, trabalho, serviços, materiais, equipamentos, máquinas, fatores, elementos.

10 sinônimos de insumo para 1 sentido da palavra insumo: Bem utilizado na produção de outros bens: 1 matérias-prima, input, capital, trabalho, serviço, material, equipamento, máquina, fator, elemento.

Material de uso e consumo: para análises fiscais e aplicação da legislação tributária, consideramos como uso e consumo aqueles produtos que não serão comercializados ou utilizados no processo de fabricação ou industrialização. Logo, são aqueles produtos que não agregam ao produto que será vendido (produto final).

Insumo é um substantivo masculino da área da economia e indústria, que significa cada um dos elementos essenciais para a produção de um determinado produto ou serviço. Insumo deriva do termo em latim insumere, que significa despender, no sentido de "fazer uso de".

Insumos podem ser de vários tipos: Materiais, Mão de Obra, Ferramentas, Taxas, etc. Não confunda serviço com mão de obra, parece ser a mesma coisa, mas não é. Mão de obra é parte de um serviço. Para cada um dos insumos ou composição auxiliar de uma composição, há um coeficiente (ou quantidade).

São três principais tipos de insumos:

  • natural: como água e energia, normalmente relacionado à matéria-prima;
  • trabalho: como mão de obra, ferramentas e máquinas;
  • capital: como o dinheiro investido na produção.

Segundo os manuais de economia, os chamados recursos produtivos (ou fatores de produção) são elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens (mercadorias) necessários à nossa vida material. Dessa forma, referem-se aos chamados insumos (como o trabalho, a matéria-prima e o capital).

Exemplos de insumos agrícolas

  • defensivos agrícolas, que controlam pragas;
  • fertilizantes, que fazem a nutrição do solo e fortalecem os vegetais;
  • equipamentos agrícolas, como as colheitadeiras, que se encarregam de simplificar o plantio e cultivo.

Quando der entrada na nota Ela irá utilizar o CFOP 1556 Compra de material para uso ou consumo ou 1551 Compra de bem para o ativo imobilizado. Utilização do produto na própria empresa.

O produto deve ser devolvido conforme NF de compra, no caso de devolução parcial, os valores devem ser rateados. Se houver destaque de ICMS na compra, o mesmo deve ser destacado na devolução. O valor do IPI deve ser informado no campo IPI DEVOLVIDO, e o mesmo deve ser somado ao total da NF.

Elementos que são necessários para produzir determinada mercadoria. Podem ser considerados insumos as matérias-primas, equipamentos, horas de trabalho, etc.

Os materiais que são considerados improdutivos nada mais são do que os insumos que serão utilizados pela empresa, mas que não serão incorporados aos produtos do processo produtivo. Algumas dessas mercadorias são os itens de escritório e até mesmo os de limpeza.

Os insumos representam o início da cadeia produtiva.
Portanto, gerenciá-los bem é essencial para garantir o sucesso das operações de qualquer negócio — o que inclui estabelecimentos do setor alimentar.

O grupo de insumo é um título utilizado para agrupar insumos com as mesmas características. É utilizado tanto nas telas de consulta quanto nos relatórios do sistema. O grupo de insumo tem um tipo, que pode ser material, mão de obra, equipamento, item de transporte e serviço.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os insumos farmacêuticos representam o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica, ou seja, são matérias-primas controladas ou não, utilizadas na produção dos medicamentos.

No que diz respeito à prestação de serviços, serão considerados insumos os bens aplicados ou consumidos na prestação, desde que não estejam incluídos no ativo imobilizado, e os serviços prestados por pessoa jurídica também aplicados ou consumidos na prestação do serviço.