Qual a diferença entre conhecimento a priori é a posteriori?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.

Conhecimento “a posteriori”, então, é sinônimo de conhecimento empírico. Conhecimento “a priori” é, por definição, aquele que não é conhecimento “a posteriori”. É dizer: é aquele cuja verdade ou falsidade não pode ser suficientemente fundada na experiência.

Juízos sintéticos a posteriori são aqueles em que o predicado vai se relcionar ao sujeito por uma síntese; têm por base a experiência. Juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não é exraído do sujeito, mas pela própria experiência como algo novo; têm por base a razão.

conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.

Que ocorre posteriormente à observação de dados empíricos; por indução. Em síntese, a posteriori se refere a um conhecimento que é obtido depois da experiência e observação. Um exemplo de uso correto seria: “A pesquisa, a posteriori, afirma os efeitos negativos da evasão escolar no Brasil.

“a priori”: substituindo as palavras "antes", "anteriormente", etc. “a posteriori”: substituindo "feito depois", "posteriormente", etc.

Isso ocorre em frases como estas: Realizou seu desejo a posteriori. A priori, informou que não participaria do evento. Em a posteriori, subentende-se uma experiência com o apoio da qual, ou em decorrência dela, se realiza algo depois.

Existem dois tipos de juízo: ou são analíticos a priori, não aumentam o conhecimento e a verdade é conhecida independentemente da experiência, ou são sintéticos a posteriori, aumentam o conhecimento e a verdade é conhecida através da experiência.

Kant (1781/1980) sofistica a rigor toda essa noção diferenciando os conhecimentos a priori puros, pois, além de não dependerem de qualquer experiência, são desprovidos de qualquer elemento empírico. Assim, a priori é a forma do conhecimento e a posteriori é o conteúdo (Monique, 2003).

Em Kant, são a priori, quer dizer, universais e necessárias, as formas ou intuições puras da sensibilidade (espaço e tempo), as categorias do entendimento e as ideias da razão.

A partir de elementos anteriores: 1 à partida, por dedução, por suposição, por pressuposição.

Conectivos de prioridade e relevância
CONECTIVOS: Em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori, precipuamente.

As formas a priori do entendimento são divididas em categorias que ficam a cargo de pensar os fenômenos. Existem doze tipos de formas a priori do entendimento e são organizadas em quatro categorias: quantidade, qualidade, relação e modalidade.

Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.

Em seu livro Crítica da Razão Pura Kant diferencia os conhecimentos que adquirimos por experiência, os conhecimentos a posteriori, dos conhecimentos que ele classifica como puros, ou a priori.

Kant, (KANT, 1997, p. 36), mostra que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência”, ou seja, para conhecer é preciso tanto a razão com seus instrumentos, como a experiência com os fatos da realidade empírica.

A filosofia teórica de Kant conclui pela impossibilidade de o intelecto produzir conhecimento por si mesmo. A experiência é a origem do conhecimento e o entendimento possui o papel de organizador das informações da sensibilidade.

Pois há raciocínios que nos apontam verdades sem a necessidade da experiência, como por exemplo, a matemática.

Significado de Posterior
adjetivo Localizado na parte de trás; que se encontra atrás de: cauda posterior. Que se desenvolve após outra coisa; depois de: momentos posteriores. Que aparece depois de algo ou de alguém; seguinte: na semana posterior.

Conhecimento empírico é o que procede da experiência, das sensações e percepções. A teoria do conhecimento empírico é chamada de Empirismo. A origem do termo empírico deriva do grego emperikós*, termo que se referia aos médicos que praticavam a medicina a partir apenas das suas experiências (em grego: empeiria).

Kant mostra que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” (KANT, 1997, p. 36), ou seja, para conhecer é preciso tanto a razão com seus instrumentos, como a experiência com os fatos da realidade empírica.