Qual a diferença entre conflito e crise?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em essência, toda crise reflete um "estado de conflito" entre dois ou mais adversários, mas nem todo conflito se reflete em uma crise.

As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.

Luta; oposição; disputa.

Embates entre indivíduos ou grupos com características distintas. Os conflitos étnicos são divergências entre indivíduos, grupos ou sociedades com propriedades religiosas, raciais, políticas, culturais e territoriais diferentes. Esses embates fazem parte da história da humanidade e suas lutas por sobrevivência.

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

Um conflito surge em qualquer situação onde as pessoas apresentam comportamentos, prioridades, ideias, valores, metas, interesses ou sentimentos incompatíveis.

O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.

Um problema é a diferença entre o que é e o que deveria ser e um conflito é uma diferença de opinião.

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais. Para além dos conflitos em andamento, existem ainda zonas de grande tensão geopolítica, como é o caso da Coreia do Norte e do Irã.

A Guerra é um intenso conflito armado entre estados, governos, sociedades ou grupos paramilitares, como mercenários, insurgentes e milícias. Geralmente é caracterizada por extrema violência, agressão, destruição e mortalidade, usando forças militares regulares ou irregulares.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.
  • Afeganistão. Um dos conflitos mais marcantes deste século é a invasão dos Estados Unidos no Afeganistão, uma guerra que durou 20 anos. ...
  • Guerra do Iraque. ...
  • Invasão da Geórgia em 2008. ...
  • Segundo conflito da Chechênia. ...
  • Primeira invasão russa contra a Ucrânia: a anexação da Crimeia. ...
  • Nagorno-Karabakh.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

Na conversa com os mais novos, pode considerar:

  1. Fazer uma pergunta e estar disponível para ouvir. Comece por fazer uma pergunta. ...
  2. Ser claro e honesto. Responda às perguntas de forma clara, real e ponderada. ...
  3. Apoiar e validar sentimentos. ...
  4. Evitar o consumo excessivo de informação. ...
  5. Educar para a paz.

A DINÂMICA DOS CONFLITOS FAMILIARES E SUA VISÃO SISTÊMICA Investigando a etimologia da palavra “ conflito ” , encontra-se que vem do latim conflictu , de confligere , que significa choque, embate de pessoas, oposição.

A conciliação, a mediação, a arbitragem e a autocomposição são meios de resolução dos conflitos não impostos pelo Judiciário.

A ocorrência frequente de conflitos pode conduzir à prática de assédio moral ou até mesmo a sabotagem de um colaborador pelo outro, o que aumenta o risco de processos judiciais contra a empresa e seus gestores.

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.