Qual a diferença entre conector europeu e plugue US?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

O primeiro é o padrão norte americano, que atende países como Estados Unidos e Canadá; o segundo é o padrão europeu, que atende países da Europa; o terceiro atende os países do Reino Unido e o último é um padrão dito universal, que abrange alguns países europeus e asiáticos, mas não o Brasil.

A tomada padrão americano do tipo B, por sua vez, possui dois plugues achatados e também um terceiro em formato de pino, que funciona como o fio terra. De modo geral, essas tomadas são usadas para computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos de grande porte.

Com a criação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, o nosso mercado passa a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm.

Novo padrão de Tomadas do Brasil. Com a norma NBR 14136 instaurada, o padrão de tomada do Brasil passou a ter dois plugues para fase/neutro ou fase/fase e um plugue para o aterramento elétrico. Passou também a rebaixar as tomadas e a aceitar somente dois modelos de tomada, um para 10A e outro para 20A.

Mesmo após quase dez anos da obrigatoriedade do padrão de tomada de três pinos no Brasil, o assunto sempre volta a ser discutido. Muita gente não entende ou não conhece a história por trás do padrão do plugue.

Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir. Procure comprar mais de um, assim você não fica dependendo de apenas uma tomada.

A corrente elétrica na França opera em 220 volts, 50 Hz AC. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada. Você também pode precisar de um transformador (110V-220V).

A tomada do padrão brasileiro, instalada conforme as determinações das normas técnicas, garante a segurança do cidadão e das instalações pela utilização segura dos aparelhos elétricos e eletrônicos, sejam eles com 2 ou 3 pinos.

A voltagem nos EUA é 110V. As tomadas são chatinhas. É necessário levar adaptador!

Assim, o adaptador de tomada para esses países precisam ter as pontas chatas na diagonal ou pinos mais grossos, respectivamente. Já quem vai para diferentes países da Europa, precisa de de diferentes padrões. Diferente da moeda, o euro, as tomadas não são padronizadas.

A tomada do tipo G é considerada o tipo mais seguro do mundo.

O plug vendido que encaixa no nosso padrão, conforme nomeado no AliExpress, é o da Europa, ou seja, o indicado como EU — que a gente conhece pelos dois pinos redondos, o da esquerda na imagem abaixo. É importante ficar atento ao padrão de tomada para não ter complicações depois. O mais utilizado no Brasil é o europeu.

tomada f (plural: tomadas f)

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.

Em geral, tomadas e plugues possuem marcações para identificar a corrente, portanto, basta conferir para não confundir. Uma boa solução para o problema é ter uma instalação elétrica de qualidade, com tomadas de 20 A próximas a dispositivos que exigem esse tipo de intensidade.

O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.