Qual a diferença entre conectivos e conectores?

Perguntado por: nhipolito6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os conectivos são também chamados de conectores ou articuladores do discurso, justamente por serem um dos principais elementos textuais responsáveis por trazerem coerência ao que está sendo escrito.

Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.

CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... Ela estuda e trabalha. ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Os conectores são responsáveis por fazer a ligação entre um ou mais dispositivos para estabelecer sinais de comunicação ou alimentação elétrica. Por isso, eles são peças chaves de qualquer aparelho eletrônico e geralmente vêm inclusos na compra dos equipamentos para facilitar sua instalação.

Tipos de conectores elétricos? Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção.

Servem para indicar finalidade daquilo que foi dito na oração principal. Conectivos: Para que, a fim de que, com a intenção de, com o intuito de, com o objetivo de.

Conectivos para a introdução da redação

  • primeiramente;
  • em primeiro lugar;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;

Conectivos para desenvolvimento
Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases.

Como utilizar os conectivos na redação? Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Os conectivos de exemplificação são: por exemplo, como, decerto, provavelmente, por certo, quando se fala, o referido, só para ilustrar.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante – Estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si.

Continuar lendo Onde usar conectores?