Qual a diferença entre concisão e prolixidade?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Enquanto conciso, como visto, consiste em algo que é abreviado, resumido e sucinto, a palavra prolixo se refere ao que é extenso e demorado. Quando se diz que alguém é prolixo, significa que fala ou escreve demoradamente, usando excessivamente as palavras para transmitir a sua mensagem.

1 eloquente, difusivo, difuso, facundo, falador, loquaz, palavroso, palrador, pleonástico, profuso, redundante, tagarela, verborrágico, verborreico, verboso.

Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida como “a pessoa que fala pelos cotovelos, dá voltas e nunca chega a lugar algum”. As coisas mais simples são expressas de uma forma tão complexa que se tornam improdutivas. Existe, nestes casos, uma dificuldade enorme de poder de síntese e de objetividade.

5 Dicas para se comunicar com objetividade e não ser prolixo

  1. Considere a situação e as pessoas com quem estiver falando.
  2. Mantenha o foco nas informações principais.
  3. Ouça as pessoas.
  4. Respeite o tempo do outro.
  5. Evite repetir informações e argumentos.

Uma segunda qualidade do texto escrito é a concisão. Consideramos que um texto seja conciso quando ele é enxuto: em poucas palavras, apresenta as informações essenciais. O contrário de concisão é prolixidade: repetições desnecessárias, redundâncias, delongas.

Breviloquente | Michaelis On-line.

Clareza é a propriedade de um texto inteligível, compreensível. Concisão é o uso de poucas palavras para expressar as ideias.

adjetivo Que usa palavras em excesso; que fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário; verborrágico. Que não consegue resumir uma ideia nem encurtar um pensamento: jornalista prolixo. Que se perde em explicações supérfluas, insignificantes: orador prolixo.

Significa falta de variedade ou simplesmente repetição de coisas obvias.

Eloquente significa ser convincente, persuasivo e expressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.

O antônimo de prolixo é conciso ou lacônico, ou seja, o que exprime muita coisa com um número reduzido de palavras.

Que usa muitas palavras ao falar: 1 prolixo, eloquente, facundo, loquaz, palavroso, verboso, falador, palrador, tagarela, difuso, pleonástico, redundante, difusivo, verborreico. Que se expressa com muitas palavras: 2 profuso.

Linguagem concisa é aquela que transmite a informação desejada com clareza em poucas palavras.

adjetivo Que fala ou escreve por meio do uso excessivo de palavras; que não consegue resumir uma ideia ou encurtar um pensamento. Que se expressa ou fala usando mais palavras que o necessário. Que não é objetiva; que se vale de muitas explicações sem sentido.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Criar animação com imagem parecida onde o texto é escrito por parágrafos. Concisão: expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. O texto bem escrito e que pretenda ser conciso será aquele em que todas as palavras e informações tenham uma função significativa. O objetivo é exprimir e não impressionar.

Continuar lendo O que é a prolixidade?