Qual a diferença entre concessões e permissões?

Perguntado por: earaujo8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Na concessão existe um prazo determinado, de acordo com o contrato. E a formalização será feita por meio do contrato de concessão. Ao contrário do que ocorre na permissão, que será formalizada por um contrato de adesão e tem caráter precário.

As concessionárias e permissionárias surgiram da interação do Poder Público com a iniciativa privada a fim de trabalharem conjuntamente para a construção de obras ou prestação de serviços públicos que o Estado, por si só, não teria capacidade ou sentido de empreender.

Na autorização a predominância é no interesse privado, enquanto na permissão, predominantemente há interesse da coletividade. É utilizado para consentir o exercício de uma atividade ou uso privativo de bem público. Em regra, a permissão não terá prazo definido e poderá ser revogada a qualquer tempo.

IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

Sendo assim, existem quatro concessões: a parceria público-privada (PPP), a comum, a administrativa e a patrocinada.

1 Ação ou efeito de conceder; consentimento, permissão. 2 Atribuição ou direito que o governo dá a indivíduo ou empresa, para a exploração ou execução de serviços de utilidade pública.

IV – permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

Concessão pública é o contrato firmado entre a administração pública e uma empresa privada, para que esta passe a executar e explorar economicamente um serviço público onde são remuneradas por meio de tarifas pagas pelos usuários. São exemplos de concessões os aeroportos, rodovias e o setor de petróleo e gás.

Que alcançou ou conseguiu permissão e/ou licença; licenciado. Etimologia (origem da palavra permissionário). De permissão permission + ário.

Significado de Permissionário
adjetivo Que alcançou ou conseguiu permissão e/ou licença; licenciado. Etimologia (origem da palavra permissionário).

As pessoas jurídicas de direito privados, prestadoras de serviços públicos, que são chamadas de concessionárias e permissionárias, recebem do Estado a incumbência da execução de determinados serviços públicos, através de atos e contratos administrativos.

Autorização é a ação e o efeito de autorizar (reconhecer a faculdade ou o direito de uma pessoa para fazer algo). No campo do direito, a autorização é um ato realizado por uma autoridade, através do qual se permite a um sujeito uma certa atuação que, noutro caso, estaria proibida.

1 autorização, licença, consentimento, anuência, assentimento, aprovação, concordância, concessão, aquiescência, deferimento, sanção, assenso, nução.

Significado de Autorização
substantivo feminino Ação ou resultado de autorizar; conceder permissão para que alguém faça alguma coisa; concessão. [Jurídico] Permissão ou poder atribuído a alguém para que esta pessoa realize determinada ação jurídica.

As principais diferenças são as seguintes: A concessão e a permissão serão sempre precedidas de licitação. Acrescento que a modalidade de licitação aplicável às concessões de serviço públicos é a concorrência, já na permissão não há modalidade específica.

A concessão decorre de um acordo de vontades, que se consubstancia em um contrato; já a permissão decorre de ato unilateral discricionário, precário da Administração Pública, que poderá revogá-lo a qualquer tempo, a seu critério e oportunidade e sem direito à indenização do permissionário.

Trata-se de uma autorização que se obtém ou se concede para realizar uma determinada coisa.