Qual a diferença entre côncavo e convexo?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Côncavo é usado para descrever qualquer superfície que se curva para dentro. Por outro lado, convexo é utilizado para descrever uma superfície com um contorno ou superfície que se curva para fora.

adjetivo Cuja superfície é mais profunda no centro do que na extremidade, ou borda: espelho côncavo. Enfunado; que apresenta um desnível na superfície.

Quando nos miramos em um espelho côncavo, usualmente estamos posicionados entre o espelho e o seu foco1. Sabemos que, estando o objeto entre o foco e o vértice, a imagem conjugada por um espelho côncavo é virtual, direita e maior do que o objeto.

Espelhos côncavos produzem imagens reais quando posicionamos objetos próximos à sua superfície, à distância focal não ocorre formação de imagem, para além do foco, as imagens são reais e seu tamanho diminui de acordo com a distância entre o objeto e o vértice do espelho.

O espelho convexo se caracteriza por ser um espelho esférico. Dessa maneira, para ser considerada convexa, a parte reflexiva de uma calota esférica deve ser a exterior. Isto é, a parte externa de uma calota esférica deve ser capaz de refletir os raios luminosos que incidem sobre ela.

Esse tipo de lente te como principal característica ser mais fina no centro e mais grossa nas bordas. Por isso ela pode criar o efeito indesejado de fundo de garrafa. Além disso, elas são conhecidas também como lentes convexas ou negativas, pois separam os raios de luz que passam através delas.

Elas podem ser de três tipos:

  • Lentes biconvexas: apresentam duas partes convexas;
  • Lentes plano-convexas: possuem um lado plano e outro convexo;
  • Lentes côncavo-convexas: com um lado côncavo e o outro convexo.

Lente que apresenta a parte central mais larga que as bordas. Atua na convergência dos raios luminosos antes de chegarem ao olho, permitindo a criação do ponto focal na retina. Utilizada na correção da hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto.

Um polígono é convexo quando não possui reentrâncias. Em outras palavras, se pudermos construir pelo menos um segmento com as extremidades A e B no interior do polígono e alguma parte desse segmento estiver fora do polígono, então, esse polígono não será convexo.

1. Que tem saliência curva. 2. Arredondado exteriormente; curvo.

Antiga medida de comprimento equivalente a 0,66 m.

Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos. Outra aplicação comum, é nos consultórios odontológicos em que este tipo de espelho é utilizado para observar as características dos dentes.

Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também é comumente encontrado nos consultórios odontológicos, pois com ele é possível observar determinadas características dos dentes, e é comum o uso também da maquiagem.

Com a finalidade de iluminação, usam-se espelhos côncavos como refletores de luz. É o caso das luminárias de vias públicas, das luminárias industriais e dos faróis de automóveis. Nem sempre, no entanto, o espelho usado é o esférico, mas sim o parabólico.

Neste tipo de espelho, podemos observar três tipos diferentes de imagem:

  • Real, invertida e reduzida. Este primeiro tipo de imagem tem a presença de luz, é menor que o objeto original e está em posição contrária em relação a este.
  • Virtual, direta e ampliada. ...
  • Imprópria.

Cole um pedaço da embalagem de salgadinho (com o mesmo tamanho da parte da garrafa) na face côncava do "semi-círculo", tendo cuidado para que a face mais refletora da embalagem fique voltada para a concavidade do "semi-círculo", com a finalidade de se formar um espelho côncavo.

Comumente os espelhos convexos são utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos por exemplo. Com isso se costuma dizer que tais espelhos permitem ampliar o campo de visão.

A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.

Isso acontece porque, quando o objeto é girado em algum ângulo, no sentido horário, o seu reflexo será girado no mesmo ângulo, porém, no sentido anti-horário. Na imagem é possível perceber como a água reflete a luz, assim como os espelhos planos.

Para o espelho convexo temos apenas um caso para a formação da imagem. Para um objeto (O) posicionado a frente do espelho, os raios R¹ e R² emitidos do objeto incidem no espelho e esses refletem de acordo com o comportamento que vimos anteriormente.