Qual a diferença entre componente curricular e unidade temática?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Unidades temáticas: arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número de habilidades.

A unidade temática tem como principal objetivo desenvolver o pensamento numérico, relacionado à capacidade de contar, quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Também estão presentes nesse eixo as noções de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem.

A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Unidades temáticas: arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número de habilidades.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

As Unidades Curriculares são as atividades presentes nos Itinerários Formativos. São elas que vão dar as horas necessárias para os Itinerários.

1 – LINGUAGENS; • 2 – MATEMÁTICA; • 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA; • 4 – CIÊNCIAS HUMANAS. disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

Os componentes curriculares estão divididos em unidades temáticas, de acordo com cada ano/ciclo de aprendizagem. Cada unidade temática apresenta seu conjunto de objetos de conhecimentos, que relacionam-se às habilidades específicas daquele ano/ciclo.

Seu objetivo é “sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes” (p. 7). Tais objetivos de aprendizagem servem de “articulação entre a singularidade das áreas do conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da educação básica” (p.

Unidades temáticas: Na BNCC, a organização se dá em três unidades temáticas:

  • Matéria e Energia.
  • Vida e Evolução.
  • Terra e Universo.

Conheça as seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e Jogos. Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. ...
  • Esportes. ...
  • Ginástica. ...
  • Danças. ...
  • Lutas. ...
  • Práticas corporais e aventura.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas: Brincadeiras e Jogos, Ginásticas, Danças, Lutas, Práticas Corporais de Aventura e Esportes.

Em resumo, o processo de trabalho do professor na elaboração de cada Unidade Temática envolve ações que visam promover a aprendizagem dos alunos, utilizando recursos e atividades variadas, e avaliar o desempenho dos alunos de forma sistemática e criteriosa.

Os PCN, voltados ao Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, foram divididos em áreas conforme a função instrumental de cada uma, possibilitando uma integração entre elas. Há os parâmetros para a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Arte, Educação Física, História e Geografia, todos separados em livros.

Leitura/escuta; Produção (escrita e multissemiótica); Oralidade; Análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita);

Nessa direção, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização.

As unidades temáticas, todas voltadas ao exercício da cidadania, são: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial e natureza, ambiente e qualidade de vida.