Qual a diferença entre companheira e esposa?

Perguntado por: uresende . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sendo assim, existe, ou até então existia, uma desequiparação, para fins sucessórios, entre os cônjuges (família formada pelo vinculo do casamento) e os companheiros (família constituída por união estável).

Para o Direito Brasileiro, os cônjuges são os casais sobre o regime sociedade conjugal, oficialmente casados. Enquanto aqueles que estão regimentados pela união estável são nomeados companheiros.

Lembrando que os pares que são casados no papel, chamamos de “cônjuge” ou “esposo, esposa, marido”. Na União Estável são chamados de “companheiros”.

A união estável não gera um estado civil (a pessoa continua sendo solteira, por exemplo), mas os companheiros ou conviventes tem sua relação regida pelo direito de família.

Que está ligada e aliançada a outro: 1 aliada, sequaz, amiga, defensora, parceira, coligada, confederada, partidária, seguidora, adepta, correligionária, sectária, prosélita.

Código Civil - Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.
É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

  1. ENTENDA QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES. ...
  2. TENHA CONFIANÇA NA OUTRA PESSOA. ...
  3. MANTENHA O DIÁLOGO. ...
  4. RESPEITE AS INDIVIDUALIDADES. ...
  5. SAIBA QUANDO É HORA DE CEDER. ...
  6. DEMONSTRE AMOR NAS PEQUENAS ATITUDES.

no caso de falecimento do seu companheiro, você terá direito à meação (metade) de todos os bens adquiridos onerosamente durante a união estável, bem como terá direito à herança quanto aos bens particulares por ele deixados – em concorrência com eventuais herdeiros legítimos.

A legislação não estabelece prazo mínimo de duração da convivência para que uma relação seja considerada união estável. Também não há a necessidade de que o casal resida na mesma habitação para que o vínculo seja configurado.

A resposta objetiva é que quem vive em união estável é casado ou solteiro, que pode ser solteiro, viúvo ou divorciado. Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil.

A união estável é uma forma de família espelhada no casamento, mas que não obedece a nenhuma formalidade. Para acontecer, devem preencher os requisitos do artigo 1.723 do Código Civil, que fala que tem de ter uma convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Segundo a constituição, não existe tempo mínimo de relacionamento para que a união estável seja reconhecida. Porém, a convivência deve ser reconhecida de forma pública, conforme o Art. 1.723, do Código Civil/2002.

STJ: Companheira tem direito à totalidade da herança na falta de filhos ou ascendentes. Nos casos de ausência de descendentes ou ascendentes, é garantido à companheira o direito de recebimento dos bens deixados pelo companheiro falecido, ressalvada a existência de manifestação de última vontade.

Direitos em caso de separação
Com a formalização da união estável, o casal terá os mesmos direitos de quem se casa no civil, com o regime de comunhão parcial de bens (ou seja, fidelidade recíproca; vida em comum; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; e respeito e consideração mútuos).

União Estável é uma boa opção
Na união estável é possível que o casal opte por um regime bens, inclusive o mesmo que seria adotado no casamento. A vantagem da união estável é que, se trata de um procedimento bastante simples, já que requer o mínimo de formalidades e até mesmo dispensa a presença de testemunhas.

Segundo o artigo 1.790 do Código Civil: “A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável [...]”. Ou seja, o companheiro terá parte na herança dos bens comuns comprados durante a união, mas não dos bens particulares.

União estável garante pensão por morte? Quem vive em união estável, faz parte da primeira classe de dependentes previdenciários e, consequentemente, tem direito à pensão por morte. Isso quem assegura é a Lei 8.213/1991, que regulamenta os principais pontos sobre os benefícios da previdência social.

O(a) companheiro(a) pode ser incluído(a) como dependente na declaração de Imposto de Renda, mas a condição é que o casal viva junto há mais de cinco anos ou que tenha filho (nesse caso não importa há quantos anos estão vivendo juntos). A regra vale para também para união homoafetiva.

É aquela pessoa que não esta do seu lado só nos momentos de felicidade e de farra, mas também nos momentos em que você precisa de um apoio, de uma…. Amiga! As conversas também são importantes. Os segredos, as risadas, a sinceridade.

A palavra companheiro pode ter origem no latim companis, que significa “compartilhar o pão”. Sendo assim, muitos textos indicam que a palavra começou a ser utilizada na Santa Ceia, por Jesus e seus apóstolos.