Qual a diferença entre começaram e começarão?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Alguém se lembra onde é que elas começaram? Quando me entregaram o texto, as lágrimas começaram a correr. Começarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Conjugação do verbo: começar

  1. Presente. eu. começo. tu. começas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. começava. tu. começavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. começarei. tu. começarás. ...
  4. Presente. que eu. comece. que tu. comeces. ...
  5. Futuro. se eu. começar. se tu. começares. ...
  6. Pessoal. eu. começar. tu. começares. ...
  7. eu. começaria. tu. começarias. ele/ ela/ você

Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".

Começam - Dicio, Dicionário Online de Português.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

Começar é o verbo mais comum e é usado em todos os registos. Iniciar é mais usado na escrita e registos mais formais e principiar só mesmo na escrita.

Dá início a: 1 inicia, principia, enceta, abre, entabula, inaugura, estreia, instaura, desperta, introduz, estabelece, rompe, surge, debuta, empeça.

Ação de medir, de avaliar ou de calcular: quero que você meça o terreno.

Começaram vem do verbo começar. O mesmo que: estrearam, principiaram, debutaram, encetaram, inauguraram, iniciaram.

As duas formas são corretas porque o verbo iniciar pode ser usado como verbo transitivo direto (iniciar) e como verbo pronominal (iniciar-se) com o sentido de dar início a alguma coisa, ou seja, começar e principiar. A forma não pronominal é a mais usada pelos falantes.

Comece é uma forma conjugada do verbo começar. Comesse e come-se são formas conjugadas do verbo comer. Exemplos: Comece o trabalho agora, por favor!

Presente: faça, faças, faça, façamos, façais, façam. Pretérito imperfeito: fizesse, fizesses, fizesse, fízéssemos, fizésseis, fizessem. Futuro: fizer, fizeres, fizer, fizermos, fizerdes, fizerem.

Conjugação do verbo: escrever

  1. Presente. eu. escrevo. tu. escreves. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. escrevia. tu. escrevias. ...
  3. Futuro. eu. escreverei. tu. escreverás. ...
  4. Presente. que eu. escreva. que tu. escrevas. ...
  5. Futuro. se eu. escrever. se tu. escreveres. ...
  6. Pessoal. eu. escrever. tu. escreveres. ...
  7. eu. escreveria. tu. escreverias. ele/ ela/ você

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

A forma correta de escrita da palavra é estavam. A palavra estavão está errada.