Qual a diferença entre Colorifico e colorau?

Perguntado por: lfernandes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O colorífico é um corante natural que tem como base as sementes do Urucunzeiro, uma árvore de pequeno porte, muito comum no litoral e no Nordeste Brasileiro. É chamado também de Colorau. A palavra Urucum tem origem Tupi Guarani e significa vermelho.

O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir da trituração das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.

De bate-pronto: páprica vem do pimentão e colorau do urucum. Então, sim, eles são diferentes!

Segundo ela, a presença de carotenoides no colorífico merece um destaque. "Os carotenoides são importantes para manter a saúde dos olhos e são precursores da vitamina A, que também apresenta função antioxidante e é importante para as funções do nosso sistema imunológico", explica.

Clara (colorau ou urucum) com uma colher (sopa) de açafrão-da-terra (cúrcuma). Depois, é só acrescentar na mistura uma colher (sopa) de mel de eucalipto. Tome uma quando estiver com dor de garganta ou comecinho de gripe, duas ou três vezes ao dia.

Colorau e paprica são a mesma coisa? Sim, se você mora em Portugal. Não, se você mora no Brasil. Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce.

Muitas pessoas gostam de temperar o feijão com colorau para que ele fique mais vermelhinho, enquanto outras preferem ele mais branquinho. O colorau é extraído do urucum, que é um fruto com poderosa propriedade antioxidante, que reduz a ação dos radicais livres e combate o surgimento de diversas doenças.

Sua base pode variar conforme a região. Na Europa, por exemplo, é feito a partir do pimentão seco, já no Brasil se usa urucum com farinha de mandioca ou fubá de milho. A páprica, por sua vez, além de ser feita a partir da espécie Capsicum annuum, é mais concentrada e também contribui para dar sabor à comida.

O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.

O urucum é rico em antioxidantes, encontrados em vários compostos vegetais, como carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, que auxiliam na neutralização dos radicais livres, moléculas nocivas que podem provocar o surgimento de doenças crônicas, distúrbios cerebrais e doenças cardíacas.

Todas são igualmente poderosas! A especiaria ajuda na redução de gases e cãibras, alivia dores de estômago e de garganta e ainda melhora a saúde dos neurônios e dos olhos! Suas propriedades também são capazes de melhorar o metabolismo favorecendo assim, a queima de gordura e acabam com o inchaço.

Quais os benefícios da páprica para a saúde? Sendo um tipo de pimenta, o pimentão do qual é feita a páprica é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante para cicatrização de feridas, formação de colágeno e manutenção da imunidade. Ela também é rica em vitamina B6, K1, A, potássio e cobre.

A especiaria é bastante versátil, sendo utilizada em pratos variados. De frutos do mar a diferentes tipos de carne. Pode ser usada também no preparo das tradicionais paellas, em canapés, ovos, refogados com legumes, sopas, vegetais tortas salgadas e molhos, ou simplesmente salpicada sobre a batata frita.

O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso.

O colorau não costuma fazer mal, a menos que você tenha alguma condição de saúde pré-existente como alergias ou doenças gastrointestinais. Se esse não é o seu caso, o colorau pode oferecer diversos benefícios para a saúde.