Qual a diferença entre cólica e contração?

Perguntado por: ralves6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Diferente da contração, que só acontece depois da 26ª semana, as cólicas podem acompanhar as gestantes ao longo de toda a gravidez e, nas fases mais iniciais, é possível que venham com um pouco de sangramento.

Se neste período de uma hora você registrar duas, três ou mais contrações a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos ou mais, é hora de ir para a maternidade. Os sinais do trabalho de parto evidenciam o momento mais importante para a mamãe e o bebê.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.

  • Som. O jeito de falar muda de estágio para estágio no trabalho de parto. ...
  • Cheiro. Há um cheiro de parto, que bate no final da dilatação, durante o trabalho ativo, pouco antes do nascimento. ...
  • Irracionalidade. ...
  • Sinta-se. ...
  • Olhe. ...
  • Membranas pegajosas. ...
  • Abertura nas costas. ...
  • Toque-se.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

Estas dores geralmente estão localizadas na parte baixa do ventre mas podem irradiar para as costas. Faça isso por cerca de 10 minutos, se ocorrerem 3 contrações isso pode ser um sinal, talvez o mais importante, de que você está em trabalho de parto.

A sensação pode ser de que o útero está “dando um nó”. As contrações podem não ser dolorosas no início, mas há um aumento gradual na intensidade, começando da parte superior do útero e irradiando-se pela barriga e parte inferior das costas.

A dor das verdadeiras contrações do parto geralmente começa nas costas e se move para a frente. A dor de falsas contrações geralmente é sentida apenas na frente.

Quando chamar seu médico
Geralmente os obstetras pedem para serem chamados quando as contrações ocorrem duas ou três vezes a cada 10 minutos. É importante também ficar atenta a estes três aspectos: Gestantes com tendência a partos rápidos devem chamar o médico logo no início das contrações uterinas regulares.

O momento de se dirigir à maternidade é quando estas contrações estão se repetindo a um intervalo de no mínimo 5 / 5 minutos. A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente pode ser sinal que a bolsa rompeu.

As contrações de Braxton Hicks não são tão dolorosas como as apresentadas no trabalho de parto.

  1. Não são muito compridas e não aumentam de intensidade: duram apenas por pouco tempo;
  2. Podem atingir só uma parte da barriga.

Caso o vazamento ocorra, preste atenção nas características do líquido: se for amarelado e com cheiro semelhante a amoníaco, é urina; se for incolor e praticamente sem cheiro, com um leve odor adocicado, provavelmente é líquido amniótico.

Menos azia e sensação de alívio no estômago; Aumento da vontade de ir ao banheiro devido à pressão na região pélvica; Dificuldade para caminhar ou sentar-se confortavelmente; Sensação de movimentação das pernas do bebê na parte superior da barriga.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

“O endurecimento isolado da barriga ou a dor sem endurecimento não é contração. Além disso, ela sempre acontece no útero inteiro”, esclarece Nowak.

Você já ouviu falar de contrações de Braxton-Hicks? É outro sinal falso que faz muitas mulheres acharem que estão entrando em trabalho de parto, que são as chamadas contrações falsas, que acontecem de forma esporádica e não causam muita dor ou desconforto. Elas são bastante comuns nas últimas semanas de gestação.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

O trabalho de parto verdadeiro provoca contrações regulares, enquanto o falso apresenta contrações irregulares. No trabalho de parto verdadeiro, com o tempo, observa-se a redução do intervalo das contrações. No falso trabalho de parto, não há alterações.

Sintomas como contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar, cólicas menstruais, cólica abdominal com ou sem diarréia podem ser sinais de trabalho de parto. Ligue para seu médico imediatamente ou vá direto ao hospital mais próximo.

Tampão mucoso sai com quantas semanas de gravidez? Normalmente, o tampão mucoso é liberado entre a 37ª e 42ª semana de gestação. Já em mulheres que tiveram filhos, esse tampão pode sair algumas vezes no decorrer da gravidez e isso não representa nenhum problema ou risco de prematuridade do bebê.