Qual a diferença entre colagenase e colagenase com cloranfenicol?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A colagenase é uma preparação liofilizada obtida a partir de filtrados purificados de culturas de Clostridium histolyticum, que contém a clostridiopeptidase A com proteases associadas como componente ativo. O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro derivado de Streptomyces venezuelae.

Recomenda-se aplicar a pomada, cuidadosamente, dentro da área lesada. Uso tópico. Evitar contato com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. A finalidade do uso de Colagenase é de desbridamento enzimático de lesões superficiais.

Pomada ginecológica
Cloranfenicol + Colagenase é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e intervenção no colo do útero, cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, episiorrafias e colpoperineorrafias.

Na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros 06 (seis) dias de tratamento. Se não houver melhora em até 14 dias, o tratamento com Kollagenase® com cloranfenicol (colagenase com cloranfenicol) deve ser descontinuado pelo médico.

Kollagenase com cloranfenicol deve ter um contato total com toda a área lesada da ferida. Uma camada de cerca de 2 mm de pomada deve ser aplicada uniformemente no curativo ou diretamente na área tratada, ligeiramente umedecida, uma vez ao dia.

A ocorrência de neurite periférica, cefaleia, confusão mental, oftalmoplegia, náuseas, vômitos, diarreia, glossite, estomatite e hipersensibilidade é rara. O Cloranfenicol pode provocar diminuição da síntese de vitamina K, o que poderia causar sangramento quando o seu uso é prolongado.

Os efeitos colaterais do Cloranfenicol podem ser: náusea, diarreia, enterocolite, vômito, inflamação nos lábios e na língua, alterações no sangue, reações de hipersensibilidade.

A Kollagenase é contraindicada às pessoas com hipersensibilidade (alergia) à colagenase ou a qualquer outro componente da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Cubra com um curativo secundário, como por exemplo gaze e atadura, ou gaze e fita micropore. Mantenha o curativo fechado! 4. Interrompa o tratamento com a colagenase se a ferida não evoluir, não melhorar no período máximo de 3 semanas.

Esta associação age duplamente como agente debridante (remove substâncias depositadas na superfície da pele) e antibiótico tópico, mantendo a região limpa para que a cicatrização possa ocorrer adequadamente.

atua nos ribossomos das bactérias inibindo a síntese de proteínas. É bacteriostático (em altas doses pode ser bactericida).

A Colagenase é indicada para o desbridamento de feridas, digerindo e removendo o tecido necrótico e, consequentemente, facilitando o processo de cicatrização. O tecido necrótico está fixado à superfície da ferida através de filamentos de colágeno e só pode ser removido após a digestão desses filamentos.

A Kollagenase contém em sua formulação a colagenase, uma enzima utilizada como agente desbridante em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, ou seja, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas.

Iruxol – antibacteriano tópico – pomada.

O desbridamento é indicado quando existe qualquer tecido morto no leito da ferida, tornando necessária a raspagem da lesão para permitir o processo de cicatrização.

A pomada mencionada deve ser aplicada na área da episiorrafia que apresentou a descência (abertura dos pontos). Caso os pontos afetados se estendam para dentro da vagina, poderá ser aplicada nesta região sem maiores problemas.

Esta pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Bepantol, Bepantol baby ou Bepantol derma ou com o nome similar Probentol derma.

Curativos feitos com pomadas de colagenase devem ser trocados diariamente ou até 2 vezes por dia, dependendo dos resultados e da ação esperada. O resultados são visíveis após cerca de 6 dias, mas a limpeza pode demorar até 14 dias, dependendo do tipo de ferida e da quantidade de tecido morto.