Qual a diferença entre cola branca e cola de madeira?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Suas diferenças estão no tempo de pega, ou seja, em quanto tempo elas deixam a madeira totalmente colada, e nas manchas produzidas. A cola de PVA branca vence no primeiro aspecto, enquanto a PVA amarela vence no segundo.

Bastante resistente, a epóxi é um dos tipos de cola para madeira que não pode faltar em sua marcenaria. É ótima para projetos que precisam de preenchimento de espaço, pois também são expansivas. Porém, tenha em mente que ela precisa de preparação antes de ser usada.

A cola branca é particularmente útil para a fixação de materiais porosos, como madeira, cortiça, couro e tecido. Alguns profissionais também usam o produto como selante de alto desempenho e até primer de drywall.

A famosa Cola Amarela (resina alifática) ou “Cola de Marceneiro” é semelhante à cola branca, porém mais forte e resistente à água.

A cola branca, ou cola PVA, é o tipo mais comum de cola, aquela que usamos desde crianças.

Aplicar uma camada uniforme do adesivo em uma das superfícies, em seguida faça a união das peças antes da secagem do adesivo e prense. 2. A cura total é de 24 a 48 horas em função do clima, quantidade de adesivo e peso das peças a serem fixadas.

Cola Branca (PVA – Acetato de Polivinil): À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas. Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.

Além da madeira, o produto pode ser usado para colar materiais porosos, como tecido, linha, lã, couro, papelão, isopor e papel. Alguns tipos de cola de PVA são à prova d'água e têm secagem super-rápida.

UHU COLA

A UHU COLA PARA MADEIRA RESISTENTE À ÁGUA é uma cola PVA universal e resistente à água com a mais elevada resistência de colagem para todos os tipos de madeira, derivados da madeira e laminados planos.

Caso precise unir uma peça a outra para fazer uma maior, um encaixe lateral é a melhor escolha. Arrume as tábuas para que fiquem visivelmente agradáveis e depois utilize cola para madeira e braçadeiras para uni-las. Porém, só a cola não será suficiente caso precise fazer uma meia esquadria.

3 dicas para maior eficiência no uso de cola para madeira resistente

  1. Utilize a cola apropriada.
  2. Siga as instruções do rótulo.
  3. Limpe a superfície antes de aplicar o adesivo em questão.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

Se existe uma cola com milhares de funcionalidades, sem dúvida é a cola quente. Muito prática, adere a vários tipos de superfícies, como: madeira, cerâmica, vidro, papel e alguns plásticos.

Colas brancas (acetato de polivinil ou PVA):
Para que a colagem tenha efeito, é importante pressionar as duas superfícies durante 30 minutos a 1h de forma que ela fique firme. No total, o tempo de secagem varia de 18 a 24h. Barata e não-inflamável, ela fica clara quando seca, mas não é resistente à água.

A cola de contato, mais conhecida como cola de sapateiro, é à base de borracha, o que significa que permanece flexível após secar. Esse tipo de cola é recomendada para reparos em papel, couro, tecido, borracha e alguns plásticos. A cola epóxi é composta por dois tubos: um com resina epóxi e outro com um catalisador.