Qual a diferença entre cochonilha e pulgão?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

As cochonilhas costumam se instalar nos caules, sob as folhas e, às vezes, até mesmo nos frutos. Esses insetos parecem manchas, pois são quase estáticos. Já os pulgões costumam ficar em grande quantidade nas nos botões de flores, nas folhas novas, nos caules mais novos e macios.

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

Mas, é possível combater a cochonilha não deixando de faltar cálcio na planta. Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.

“O ataque das cochonilhas ocorre em plantas que estão submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Portanto, evite a falta de água, déficit de nutrientes e adubação em excesso”, aconselha a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Uma vez identificada, o primeiro passo do tratamento é retirar as pragas.

Mede de 3 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Chega de sofrer com os pulgões em seus cultivos! Com esse mega inseticida fabricado pela Forth você está no controle para eliminar esse inseto capaz de destruir qualquer planta.

Os pulgões iniciam seu ataque em reboleiras, a partir da colonização de alados migrantes e, posteriormente se dispersam por toda lavoura. As folhas atacadas ficam mais escuras e brilhantes, e adquirem formas arredondadas, com os bordos virados para baixo, em forma de campânulas (encarquilha mento de folhas).

O que é pulgão branco? Pulgão branco é um inseto que ataca os ramos e galhos de plantas, frutos e produtos ornamentais. Embora seja chamado de pulgão branco, seu nome científico é Icerya purchasiI; trata-se de um tipo de cochonilha, a cochonilha australiana.

Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta. Certifique-se de verificar os difíceis de ver lugares próximos ao tronco. Pulverize-os muito bem com o álcool.

Alguns métodos de controle como o uso da solução de sabão, da solução de fumo com pimenta malagueta e solução de sementes de mostarda, têm funcionado bem no controle da cochonilha.

Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e até úteis para as plantas. As quantidades de diluição são variáveis, sendo dependentes da quantidade de plantas que você tem em casa.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Para tanto deve-se identificar as reboleiras no campo e examinar a presença de colônias de cochonilhas na raiz principal, logo abaixo do colo, das plantas que apresentam sintomas de amarelecimento das folhas. A presença de formigas nas plantas pode ser um indicativo de ocorrência da cochonilha.

O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, destaca-se a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.