Qual a diferença entre cláusula e parágrafo?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Por definição, o Parágrafo é um desdobramento da norma de um determinado artigo, podendo complementá-lo. Por definição, a Cláusula Contratual é um item dentro de um contrato que estabelece as condições específicas entre os contratantes. A complementação de uma cláusula contratual deve ser feita por subitens.

Em Portugal, o mais vulgar, entre os juristas, é chamar "cláusula" a cada unidade em que se divide um contrato e "artigo" a cada unidade em que se divide uma lei ou um regulamento. No entanto, por vezes, também se usa "artigos" para designar as unidades em que se divide um contrato.

Nada mais são do que acordos celebrados entre duas ou mais partes, que entram em consenso sobre um conjunto de condições estipuladas nesse documento. Essas condições são as cláusulas contratuais.

Parágrafo único - Nos casos em que a CONTRATADA sofrer processos de fusão, cisão ou incorporação, será admitida a continuação desta contratação desde que a execução do Contrato não seja afetada e que a CONTRATADA mantenha o fiel cumprimento dos termos contratuais e as condições de habilitação.

Significado de Cláusula
Disposição particular de um tratado, de um ato, contrato ou de qualquer outro documento público ou particular; artigo; condição. Exigência para que um acordo ou contrato seja firmado.

Se for apenas um parágrafo, utiliza-se a expressão parágrafo único. Ressalte-se que, em razão da grafia por extenso, a numeração das cláusulas é sempre ordinal, diferentemente do que ocorre com parágrafos. Logo após a numeração da cláusula, na mesma linha, introduz-se o texto por travessão.

Cada artigo ou item de um documento: 1 artigo, item, disposição, alínea, parágrafo, capítulo, verba.

Tem a função de fixar indenização por descumprimento ou atraso no contrato ou obrigação. Na celebração de um contrato é muito comum a presença de uma cláusula que estabeleça uma multa ou uma forma de indenização por descumprimento ou atraso no cumprimento da obrigação pactuada.

Parágrafo – É a divisão imediata do artigo e pode conter explicações ou modificações da proposição anterior. Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural.

CLÁUSULA GERAL: pode ser conceituado como um texto normativo que não estabelece “a priori” o significado do termo (pressuposto), tampouco as consequências jurídicas da norma (consequente).

Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso (ENDOSSO NÃO À ORDEM) , a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.

Os elementos essenciais do contrato (res, pretium e consensum) são: a coisa que é objeto do negócio; o preço convencionado e o acordo das partes, os três requisitos necessários para a construção e conclusão de um contrato. Vejamos cada um deles.

Ora, em um contrato existem, no mínimo, duas partes. Por isso, é essencial uma cláusula contratual que disponha a responsabilidade e obrigação de cada parte. Aqui será pactuado exatamente o que cada um deve fazer de acordo com este contrato, suas responsabilidades e obrigações.

5 cláusulas para adotar nos seus contratos

  • Cláusula do objeto. ...
  • Cláusulas de pagamento. ...
  • Cláusulas de direitos e deveres. ...
  • Cláusula de sigilo. ...
  • Cláusula de rescisão contratual.

O início do parágrafo deve conter o que chamamos de tópico frasal (contendo a ideia principal), sendo este desdobrado em ideias secundárias e, no final, há a retomada da ideia central, configurando a conclusão.

<p> O elemento Parágrafo. O elemento HTML <p> representa um parágrafo. Em mídias visuais, parágrafos são representados como blocos indentados de texto com a primeira letra avançada e separados por linhas em branco.

De forma geral, o parágrafo é toda divisão do texto. Ou seja, é uma estrutura textual que compreendem uma ideia do texto. De forma prática, o texto completo representa um conjunto inteiro em si — formado por frases que se relacionam por elementos de coesão e de coerência.

A forma federativa de Estado; O voto direto, secreto, universal e periódico; A separação dos Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; Os direitos e garantias individuais.

Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado.