Qual a diferença entre ciúmes e zelo?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Contudo o ciúme é o desconforto com a realidade, é o não vivenciar, o macular, e a tentativa de manter uma ideia ou pessoa do jeito que ela se apresenta hoje. Quase como se o ciúme fosse uma posse que deseja parar no tempo. Já o zelo, é o amor em movimento, é a preocupação, é a forma mais sublime de se estar.

Ciúme é uma coisa não contável. Mas, as pessoas também usam a palavra 'ciúme' no plural. De tanto ser usado, 'ciúmes' acaba sendo algo incorporado. O que não pode acontecer é 'o ciúmes', 'seu ciúmes' e 'meu ciúmes'.

Freud fala em três níveis de ciúmes: o competitivo ou normal, o projetado e o delirante, cada qual com um grau diferente de intensidade e de mecanismos emocionais, culminando numa patologia grave. Não há quem já não o tenha sentido.

Esse sentimento pode se caracterizar por uma dor no peito, um aperto no coração, uma sensação de frio na alma. Pode corroer o corpo, o espírito e manifestar-se em diferentes graus. É tão frequente que constitui uma das principais fontes de inspiração de compositores e escritores.

26 sinônimos de ciúme para 4 sentidos da palavra ciúme: Inveja: 1 emulação, inveja, controle, despeito, disputa, dor de cotovelo, egoísmo, rivalidade.

Entretanto, as especialistas dizem que, sim, existem pessoas "zero ciúme" que não manifestam essas preocupações por simplesmente serem egocêntricas. "Esses não estão preocupados em valorizar porque se veem como indispensáveis à vida outro.

Sim, é possivel, já passei por isso. Amar é um sentimento nobre e só é possível se abdicslarmos de nossas crendices e atitudes de posse para com a pessoa amada. Existe ciúme no amor verdadeiro? Não, primeiro de tudo se o amor é verdadeiro a confiança existe, então não pode existir ciúmes.

O ciúme é um sentimento inerente ao ser humano, mas não deve ultrapassar o limite do permitido numa relação. O normal em um relacionamento é que o ciúme agregue preocupação e proteção à outra pessoa. Muitos acreditam que apesar de ser negativo, o sentimento é de grande importância.

A própria origem da palavra ciúme em português, derivada do grego "zelus", transformada em "zelumen" no latim, faz pensar, como disse Santo Agostinho, no século XIV, "Qui non zelat non amat" (Quem não sente ciúme não ama).

O ciúme origina-se da ansiedade e do medo
Quando um homem sente-se vulnerável: Provavelmente a ansiedade e o medo vão orientar seu sentimento em direção ao ciúme. E uma vez tomado pelo ciúme, ele vai acusar a parceira de tentar atrair e dar preferência ou atenção para outros homens.

Freud fala, em seu texto Sobre Alguns Mecanismos Neuróticos no Ciúme, na Paranóia e na Homessexualidade (1922) os tipos de ciúme que nós possuímos: Ciúme Normal, Ciúme Projetado e Ciúme Delirante.

Esta conduta controladora gera brigas e discussões frequentes, desgastando a relação. Além disso, o ciúme exagerado é danoso para o indivíduo que o sente. Esse sentimento estimula a ansiedade, a desconfiança e a raiva.

Quando o ciúme é saudável, ele permite uma comunicação aberta, respeito, confiança e autoconsciência. É preciso ter em mente que no ciúme saudável não há comportamentos abusivos, controladores ou obsessivos. Não há invasão de privacidade, nem tentativa de isolar o parceiro de suas outras relações sociais.

O ciúme é uma reação comum quando se sente ameaçado em relação a algo ou alguém a quem atribuímos bastante valor. Dependendo da intensidade do ciúme, pode machucar ambos os lados. O exagerado e o obsessivo têm essa potencialidade e traz um grande sofrimento e um cansaço, principalmente mental.

O ciúme é uma reação psicológica inerente e de defesa do ser humano. Consiste em um complexo conjunto de sentimentos que são ativados quando a pessoa se sente ameaçada a perder algo que possui. O ciúme é uma antecipação a uma possível situação de perda ou dano, seja ela real ou imaginária.

O ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento.

1 desapego, frialdade, desamor, desafeição, desprezo, indiferença, frieza, desprendimento, desinteresse, abnegação, despego.

Costuma-se distinguir entre ciúmes neuróticos (que corresponde à breve descrição que fizemos), os ciúmes mórbidos ou patológicos e os ciúmes delirantes, conforme o grau de maior ou menor crítica; os ciúmes patológicos ligam-se com a estrutura depressiva; o delírio de ciúme com a paranóia.

Para deixar um rapaz com ciúmes por mensagens de texto, você tem que fazê-lo achar que tem outro cara na parada — mesmo que essa outra pessoa seja só a sua irmã ou um gatinho de estimação! O segredo é ser sutil e dar a impressão de que você está sempre ocupada com alguma coisa.

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são: Insiste em querer olhar o seu telefone. Ele está sempre tentando descobrir para quem você está enviando mensagens; Pergunta muitos detalhes quando você sai.

Continuar lendo Como demonstrar zelo?