Qual a diferença entre cismo e sismo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A forma correta de escrita da palavra é cismar, com c inicial. A palavra sismar, com s inicial, está errada. O verbo cismar indica o ato de pensar muito em um assunto, com insistência e preocupação. Indica também o ato de teimar, insistindo em fazer algo.

Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação súbita e inesoerada de uma grande quantidade de energia, que provoca vibrações que se propagam em todas as direções a uma vasta área circundante.

Terremoto ou sismo é um termo do Latim “terrae motu” que significa “movimento da terra”. O terremoto é um fenômeno natural caracterizado por um tremor de terra resultante de fatores como movimento de placas tectônicas (blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou atividade vulcânica.

Relativo aos tremores ou abalos de terra: fenômenos sísmicos.

Quando um terremoto é de baixa intensidade, chama-se de abalo sísmico ou tremor de terra. Mas, a origem e a natureza são exatamente as mesmas, diferindo apenas a extensão da área de ruptura. O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções.

b) Falso – É ponto da superfície terrestre mais próximo ao centro de um abalo sísmico, ou seja, é o principal local que sofre com as vibrações do abalo.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

As placas tectônicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.

Epicentro de um terremoto. O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Dessa forma, a movimentação dessa placa tectônica não gera em nosso território o movimento convergente, ou seja, não há fortes terremotos no Brasil.

MAIS UM TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO (09/05/2023) Ainda na terça-feira, 9 de maio, mais um tremor de terra foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN no es...

Terremoto, ou sismo, é a ruptura repentina (deslizamento) de uma falha ou fratura geológica gerando vibrações que se propagam em todas as direções. As rupturas ocorrem devido ao acúmulo de tensões no interior da Terra, principalmente relacionado ao movimento das placas litosféricas.

Em 22 de maio de 1960, o Chile registrou um terremoto de magnitude 9,5, o maior da história. O desastre também é conhecido como Terremoto de Valdivia, em referência à cidade mais afetada. Aproximadamente 1.665 pessoas morreram, 3 mil ficaram feridas e 2 milhões desabrigadas no sul do país.

É possível prever terremotos? Não. Cientistas não podem prever terremotos, apenas calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo em uma área específica dentro de um determinado número de anos.

A escala Richter é um sistema criado por dois americanos, a cerca de 70 anos para medir os movimentos sísmicos (ondas sísmicas) na Califórnia. Charles Richter, juntamente com seu colega Bueno Gutemberg desenvolveu o sistema que mede a potência de um tremor em um determinado lugar.

O terremoto magnitude de 6.5 na escala Richter ocorrido na noite de terça-feira, no Acre, foi o maior já registrado na história do Brasil. O abalo sísmico no município de Tarauacá superou um tremor de terra acontecido em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, em Mato Grosso, que teve magnitude de 6.2.

Os 5 maiores terremotos do Brasil

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6.
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1. Localização: João Câmara, Rio Grande do Norte. ...

Maiores terremotos na história recente do Brasil
Já em 2022, um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a região da fronteira entre o Peru e o Brasil. O tremor ocorreu por volta de 22h no horário de Brasília, a uma profundidade considerada alta, de 616 km e a cerca de 111 km da cidade de Tarauacá, no Acre.

Elas abrigam os continentes e os oceanos, sendo impulsionadas pelo movimento do magma no interior do planeta. As principais placas tectônicas se empurram, se afastam umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, modificando suas dimensões e alterando o contorno do relevo terrestre.

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que se encontram sobre o magma do manto. Placas tectônicas são blocos sólidos que se encontram sobre o magma e formam a litosfera, camada rochosa mais externa da Terra.