Qual a diferença entre CISC e RISC?
Os projetos CISC envolvem arquiteturas muito complexas, incluindo um grande número de instruções e modos de endereçamento, enquanto os projetos RISC envolvem um conjunto de instruções simplificado e o adaptam aos requisitos reais dos programas do usuário.
São exemplos de máquinas RISC e CISC?
Membros da família x86 de arquitetura Intel são conhecidos como máquinas CISC, enquanto que a família Pentium e processadores MIPS são conhecidos como máquinas RISC.
O que é a arquitetura CISC?
CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.
O que é uma máquina RISC?
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
Quais as características da arquitetura RISC?
São características de arquiteturas RISC: mudança da complexidade do software para o hardware; diminuição do tamanho do código, em troca de um maior número de ciclos por instrução; modos de endereçamento simples que permitem somente que as funções LOAD e STORE acessem a memória, com todas as outras operações do tipo ...
Qual o principal objetivo da arquitetura CISC?
Por outro lado, a CISC possui instruções complexas (arquitetura complexa) que simplificam e facilitam a construção de compiladores, o que faz a compilação de programas complexos gerar menos instruções de máquina (menos acessos a memória para buscar instruções deixa a arquitetura mais rápida).
O que é arquitetura RISC quais vantagens e desvantagens?
Processadores RISC também é capaz de executar instruções muito mais rapidamente. Desvantagens da arquitetura RISC é que eles são capazes de executar apenas algumas instruções simples. Requer um sistema de memória rápida para alimentar suas instruções.
Quais são os processadores RISC?
Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. Os computadores atuais misturam as duas arquiteturas, criando o conceito de arquitetura híbrida, incorporando os conceitos das duas arquiteturas e a inclusão de um núcleo RISC aos seus processadores.
Quais são os processadores CISC?
Os computadores que usam microprogramação são ditos da família CISC - Complex Instruction Set Computer. Exemplos: IBM 360, DEC VAX, Motorola 68030, família Intel como 8088, 80386, Pentium etc.
Onde é utilizado a arquitetura CISC e qual utilidade?
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
Qual é a causa principal do alto desempenho da arquitetura RISC?
O desempenho de qualquer processador RISC está estreitamente ligado ao compilador e à tecnologia de otimização. Compiladores orientados a CISC (como Microsoft, Borland Internacional, Symantec, etc.) competem com base na facilidade de desenvolvimento.
Quando abordamos arquiteturas de processador CISC e RISC?
Quando abordamos arquiteturas de processador CISC e RISC, podemos afirmar:I – Na arquitetura CISC, as instruções precisam de múltiplos ciclos de máquina, enquanto instruções RISC usam um ciclo.
Qual opção representa uma característica comum das arquiteturas RISC e CISC?
Indique qual opção representa uma característica comum das arquiteturas RISC e CISC. reposta: A. Elas têm instruções que manipulam dados de registrador-registrador.
Qual a alternativa apresenta uma correta relação entre processadores de arquitetura RISC e CISC?
Processadores RISC baseiam-se em um conjunto reduzido de instruções no processador, enquanto os processadores CISC têm uma arquitetura mais complexa, que implementa em sua engenharia subcamadas de microcódigos e microinstruções. Resposta correta: alternativa E.
Como surgiu a arquitetura RISC?
Apesar do que a Apple anda dizendo, arquitetura RISC não tem nada de novo. O conceito surgiu no final da Década de 1970, quando pesquisas mostraram que a maioria dos programas não usavam o conjunto total de instruções das CPUs da época.
Quais as desvantagens da arquitetura RISC?
Outra desvantagem que a arquitetura RISC apresenta é o fato de requerer sistema de memória rápida para alimentar suas instruções. Tipicamente sistemas baseados nesta arquitetura costumam apresentar grande quantidade de memória cache interna, conhecida como "first-level cache", o que encarece o projeto.