Qual a diferença entre cirurgia e procedimento cirúrgico?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades.

A Lista de Verificação divide a cirurgia em três fases: I - Antes da indução anestésica; II - Antes da incisão cirúrgica; e III - Antes do paciente sair da sala de cirurgia. Cada uma dessas fases corresponde a um momento específico do fluxo normal de um procedimento cirúrgico.

Um procedimento é a ação de proceder ou o método de executar algumas coisas. Trata-se do conjunto sequencial de ações, que permitem realizar um trabalho de forma correta e atingir uma meta. Na área do direito, um procedimento é a atuação por trâmites judiciais ou administrativos.

Classificação das Cirurgias:
englobam: CIRURGIA ELETIVA: tratamento cirúrgico proposto, mas a realização pode aguardar ocasião propícia, ou seja, pode ser programado. Por ex.: mamoplastia, gastrectomia. CIRURGIA DE URGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas.

A Cirurgia Plástica é considerada uma das especialidades médicas mais difíceis por conta da complexidade cirúrgica.

Segundo a finalidade/objetivo a Classificação das Cirurgias pode ser: Cirurgias diagnósticas: realizadas para obter informações sobre uma condição médica, como a biópsia de um tecido. Cirurgias curativas: realizadas para tratar ou curar uma condição médica.

Terminologias diversas:
Enxerto: Transplante de órgãos ou tecidos. Amputação: Operação para eliminar membro ou segmento de corpo necrosado. Anastomose: Formação de comunicação entre órgãos ou entre vasos. Artrodese: Fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies.

Cirurgia Laparotomia exploradoraé uma manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal. É também conhecida como celiotomia. A laparotomia diagnóstica, a natureza da doença é desconhecida, e a laparotomia é necessária para identificar a causa.

Tempos cirúrgicos 1. DIÉRESE: é o momento de rompimento dos tecidos, por meio de instrumentos cortantes. Ex: bisturi (frio ou elétrico) e tesouras.

Entenda um pouco sobre os Tempos Cirúrgicos

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.

Quais são as Espécies de Procedimento?

  • Procedimento comum;
  • Procedimento sumaríssimo;
  • Procedimento especial.

1 modo, sistema, método, metodologia, processo, forma, técnica, meio, mecanismo, jeito, via, esquema, tática, estratégia, estratagema, arte, artimanha, ferramenta, dispositivo.

Considera-se estéril somente a porção externa de luvas e avental cirúrgico. O contato destas partes com qualquer objeto que não esterilizado (incluindo mãos escovadas) é considerado como contaminação. A dúvida sobre contaminação ou não deve indicar reinício de processo.

No topo do ranking de cirurgias no Brasil estão algumas cirurgias plásticas, como por exemplo, a lipoaspiração, a abdominoplastia e a blefaroplastia, além de cirurgias na garganta realizadas pelo otorrinolaringologista.

Quanto ao tempo de duração as cirurgias ainda podem ser classificadas da seguinte forma: – Porte I: com tempo de duração de até 2 horas. Por exemplo: rinoplastia. – Porte II: cirurgias que duram de 2 a 4 horas.

São procedimentos consecutivos realizados desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos, de acordo com a etapa do procedimento a ser realizada pelo cirurgião: Diérese- significa dividir, cortar ou separar.

São exemplos de cirurgias potencialmente contaminadas: cirurgia eletiva no intestino delgado, cirurgia das vias biliares sem estase ou obstrução biliar, cirurgia gástrica e duodenal, feridas traumáticas limpas, colecistectomia, vagotomia com drenagem, cirurgias cardíacas prolongadas com circulação extracorpórea.

Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.

Ao falar em Lipoaspiração, procedimento estético mais realizado no Brasil, foi definida também como a mais associada à manutenção de quadros dolorosos no pós-operatório.

Brasil é o top 1 mundial em número de cirurgias plásticas

  • Cirurgias plásticas pelo mundo. A cirurgia plástica mais realiza no mundo é o implante de silicone, com quase 1.8 milhões de procedimentos, ou 15,8% do total de cirurgias realizadas. ...
  • Cirurgias plásticas no Brasil. ...
  • Aumento significativo no número de cirurgias.