Qual a diferença entre cheiro verde salsa e coentro?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

A salsa diferencia-se do coentro pelo cheiro e pelo aspecto das folhas. O cheiro da salsa é mais suave, enquanto o do coentro é mais forte e muito singular. As folhas de salsa são mais escuras, mais grossas e mais firmes do que as do coentro, e por isso são preferidas para decoração de pratos.

Seu aroma é completamente penetrante! Se mesmo assim tiver dificuldades para diferenciar um do outro, basta observar bem suas folhas. A folha do coentro é mais arredondada e com cortes pequenos, enquanto a folha da salsa é alongada, quase triangular, com cortes mais separados.

A salsa às vezes é vista apenas como guarnição, mas também é uma ótima erva para incluir ao cozinhar. Como o coentro e a salsa são da mesma família, a salsa é o melhor substituto quando você quer um sabor semelhante ao coentro. Existem dois tipos principais de salsa: Salsa de folha plana italiana e salsa encaracolada.

Descubra os benefícios do cheiro verde, popular tempero feito com cebolinha e salsa. Cheiro verde é um tempero muito popular na cozinha brasileira, composto por cebolinha (Allium schoenoprasum) e salsa (Petroselinum crispum).

Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.

O cheiro-verde, em geral, é uma composição de ervas aromáticas formada ora com salsa e cebolinha, ora com coentro no lugar da salsa. Para substituí-lo, uma boa opção é o manjericão que, embora mude o sabor de alguns pratos, funciona bem em certos casos.

Considerado uma erva aromática, é usado em temperos, peixes, saladas, sopas, massas e até pratos agridoces.

Neste vídeo você vai conhecer 3 dessas plantas; os coentros mais conhecidos e utilizados: o coentro comum ou coentro-português; o coentro-do-maranhão, também conhecido como coentrão ou chicória-do-pará e o coentro-selvagem ou coentro-de-metro.

Onde usar. Salsinha vai bem na polenta, com arroz, no purê de batata… Coentro entra na guacamole e na moqueca. Já a cebolinha (que, atenção, não é muito amiga do calor e, portanto, deve ser usada sempre no fim das preparações) acompanha pratos que levam ovos, peixes, sopas cremosas e saladas.

A salsa é muito versátil e pode ser usada para temperar praticamente qualquer tipo de prato. Molhos, risotos, carnes, peixes, omeletes, saladas e sopas ganham um sabor especial com ela. Misturada à manteiga, a salsa forma uma ótima base para sanduíches e canapés.

Pertencente à família Apiácea, a mesma do coentro, ou cheiro verde, e muito comum na culinária brasileira, a salsa, conhecida popularmente como salsinha, é uma planta rica em vitaminas A, B, C, E, K e ácido fólico, além de minerais que são muito importantes para a saúde, como o ferro, cobre e magnésio.

Alho e cebola, o tempero curinga
Reconhecida como uma das coisas mais cheirosas da culinária brasileira, a combinação de alho e cebola é um dos temperos caseiros que vai bem com qualquer preparo e é super fácil de fazer.

Cominho

Cominho. O cominho é um dos melhores substitutos para o coentro. Ele é uma especiaria de sabor terroso e picante que está presente em muitos pratos, especialmente alimentos de suas regiões nativas do Mediterrâneo e sudoeste da Ásia.

O primeiro passo é lavar e secar tudo, e muito bem. Depois – pulo do gato – é só embrulhar as ervas em papel-toalha úmido antes de guardar no pote com tampa bem fechada. Se você tiver potes altos, melhor ainda, porque as ervas não vão amassar.

O cheiro-verde é aquele tipo de tempero que valoriza qualquer prato, né? Ele é composto pelo mix salsinha + cebolinha e fica ótimo no preparo de massas, risotos e molhos. A notícia boa é que, além de usar as folhas, você também pode utilizar os talos para dar mais sabor e deixar os pratos mais nutritivos.

Tempero verde nas regiões do Brasil
Na região Sudeste, o cheiro verde é composto de salsinha e cebolinha. Já na região Nordeste, essa mistura ganha mais um integrante: o coentro. Nos estados do Norte, é comum encontrar o tempero verde com a “chicória do Amazonas” – uma erva local.

Segundo Zenir, cheiro-verde é sinônimo de cebolinha com salsinha no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Já no nordeste, a salsinha é normalmente substituída por coentro".