Qual a diferença entre cheiro verde e coentro?

Perguntado por: gandrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O coentro é muito usado na culinária nordestina, e não tem nada a ver com ¨cheiro verde ¨. Exemplo de uso da palavra Coentro: O nome científico do coentro é : Coriandrum Sativum.

O coentro é uma planta aromática rica em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas que promovem benefícios para a saúde, como controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes.

Formato. A cor do coentro é um pouco mais clara que a da salsinha. Além disso, suas folhas são mais graúdas, enquanto as da salsinha são mais estreitas. Mas o grande diferencial está na raiz: enquanto a do coentro é vendida aparente, a salsinha vem com o caule cortado.

Mas, para os amantes da planta, o coentro pode trazer uma série de benefícios para a saúde como: rico em polifenóis, fitoquímicos e carotenoides; ajuda no controle do açúcar no sangue; tem efeito anti-hiperglicemia por estimular a secreção de insulina; reduz o colesterol e triglicérides; tem efeito diurético; funciona ...

manjericão

O cheiro-verde, em geral, é uma composição de ervas aromáticas formada ora com salsa e cebolinha, ora com coentro no lugar da salsa. Para substituí-lo, uma boa opção é o manjericão que, embora mude o sabor de alguns pratos, funciona bem em certos casos.

O cheiro-verde é aquele tipo de tempero que valoriza qualquer prato, né? Ele é composto pelo mix salsinha + cebolinha e fica ótimo no preparo de massas, risotos e molhos. A notícia boa é que, além de usar as folhas, você também pode utilizar os talos para dar mais sabor e deixar os pratos mais nutritivos.

Existem, basicamente, dois tipos de cheiro-verde: em algumas regiões do Brasil, um mix de cebolinha e salsinha; e, em outras, um mix de cebolinha e coentro.

O cheiro verde fresco é vendido em maços, com as ervas amarradas. Você encontra na área de verdes do seu mercado, sacolão ou feira. Procure por um maço com folhas viscosas e bem verdes. Se estiverem amareladas e murchas, indica que o produto não está mais no seu auge.

Já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco.

Cheiro verde é um tempero muito popular na cozinha brasileira, composto por cebolinha (Allium schoenoprasum) e salsa (Petroselinum crispum). A salsinha e a cebolinha são ervas aromáticas, muito saborosas e benéficas para a saúde. Podem também ser consumidas cruas, em saladas, por exemplo.

Malefícios e contraindicações do coentro
Chá e óleo essencial também devem ser evitados por gestantes, idosos, bebês, pessoas que fazem uso de anticoagulantes e pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Na realidade, a erva está longe de ser uma unanimidade em todo mundo e, por isso, chega a ser considerada uma espécie de “tempero da discórdia”. Quem odeia coentro, por exemplo, geralmente diz que ele tem cheiro e gosto de sabão.

As folhas do coentro tem um sabor com toques cítricos. Mas não para todo mundo. Algumas pessoas acham o sabor parecido com o gosto de sabão e o cheiro rançoso.

Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.