Qual a diferença entre chã de dentro e chã de fora?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A chã de dentro do Casa Carne é um corte muito limpo, pois não vai com a capa da chã. O Chã de Dentro, também conhecido como Coxão Mole, é um corte do traseiro bovino. É um corte macio e que pode conter uma fina camada de gordura. Indicado para bifes do dia a dia, assados, moída, picadinhos e milanesas.

3 - Coxão duro ou chã de fora
Também conhecido como músculo traseiro. Carne fibrosa e dura, com uma capa de gordura, porém de sabor forte. Deve ser bem cozida, para fazer sopas, ensopados e caldos. Depois de cozida, pode deixar secar o caldo e dar uma fritada.

Filé-mignon

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área.

O Chã de Dentro, também conhecido como Coxão Mole, é um corte do traseiro bovino. É um corte macio e que pode conter uma fina camada de gordura. Indicado para bifes do dia a dia, assados, moída, picadinhos e milanesas.

Maminha. A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento. É um corte bem parecido com o da picanha, mas com um preço mais acessível.

carne Wagyu

A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!

Acém

Paleta e Acém
Localizada no braço do boi, ela é uma carne boa para bife, assados, carne moída e ensopados. Já o acém, também conhecido como alcatrinha ou lombinho, é uma carne mais magra, localizada na parte dianteira do pescoço do boi.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Uma excelente escolha para bife, churrasco ou porç

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Os melhores cortes de carne para o seu churrasco

  • Picanha. O corte queridinho dos amantes de churrasco possui sabor marcante devido a sua capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo. ...
  • Alcatra. ...
  • Contra-filé ...
  • Fraldinha. ...
  • Maminha. ...
  • Costela.

Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.

Carnes de segunda
Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.

Se você quer um bife mais magro, opte por coxão mole, patinho, alcatra, bombom de alcatra, filé mignon ou fraldinha. Para um bife com uma gordurinha, recomendamos o contra filé, a picanha ou a maminha.

Além da picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, costela e alcatra. Um fator que influencia na qualidade da carne é a raça do animal. No quesito maciez e sabor, as carnes mais nobres, como as da raça britânica Red Angus, são campeãs.