Qual a diferença entre cegueira e deficiência visual?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Na verdade, sob deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual. A cegueira engloba prejuízos da aptidão para o exercício de tarefas rotineiras exercidas de forma convencional, através do olhar, só permitindo sua realização de formas alternativas.

A cegueira total ou simplesmente amaurose, pressupõe completa perda de visão. A visão é nula, isto é, nem a percepção luminosa está presente. No jargão oftalmológico, usa-se a expressão “visão zero”.

Não. A pessoa que usa óculos ou lentes corretivas não possui deficiência visual. Embora muitas pessoas com baixa visão façam uso dos óculos, a possibilidade de enxergar depende das patologias visuais apresentadas.

O CID H54 indica que o paciente apresenta algum tipo de deficiência visual, em um ou nos dois olhos, com particularidades determinadas de acordo com a subcategoria.

Principais doenças que podem levar à cegueira

  • Glaucoma. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, o que leva a danos no nervo óptico. ...
  • Degeneração macular. ...
  • Catarata. ...
  • Retinopatia diabética. ...
  • Descolamento de retina.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Nos países em desenvolvimento, as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e doenças como a catarata. Já em naqueles desenvolvidos, causas genéticas e degenerativas ganham destaque. Causas congênitas: amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.

Quais documentos eu uso para comprovar a visão monocular? O documento mais importante é o Parecer Médico, conhecido popularmente como atestado ou laudo.

De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento.

Se você conhece alguém que possui cegueira total, seja a congênita ou a adquirida, se ela cumprir todos os requisitos, poderá solicitar diretamente a aposentadoria por invalidez. Esse direito se dá, devido a pessoa ser incapaz de exercer atividades de trabalho.

Segundo a definição adotada internacionalmente, apenas pessoas portadoras de cegueira nos dois olhos são considerados deficientes visuais. A cegueira em apenas um olho, a chamada visão monocular, não se enquadra no conceito de cegueira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

Levando em conta a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que é elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada cegueira quando os valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º.

§ 1º Considera-se pessoa com deficiência visual aquela que apresenta baixa visão ou cegueira.

A pessoa portadora de deficiência visual tem direito ao acesso à inúmeros benefícios previdenciários, quais sejam: a aposentadoria da pessoa com deficiência, auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e ainda, o benefício assistencial denominado benefício de prestação continuada.

CID H54. 4 é o código para Cegueira em um olho, conforme a Classificação Internacional de Doenças.