Qual a diferença entre cateto oposto e adjacente?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.

3 – Observe que apenas dois lados e um ângulo do triângulo podem ser usados nas razões trigonométricas. Se um desses lados for a hipotenusa e o outro não tocar o ângulo em questão, a razão será seno. Se um dos lados for a hipotenusa e o outro tocar o ângulo em questão, a razão será cosseno.

As três razões mais conhecidas são: seno, cosseno e tangente. No triângulo abaixo, o lado da hipotenusa é oposto ângulo reto (90º) e o maior lado do triângulo. Já o lado oposto ao ângulo reto recebe o nome de cateto oposto e o lado que toca esse ângulo é denominado de cateto adjacente.

O Teorema de Pitágoras é uma relação matemática que nos ajuda a calcular as medidas de um triângulo retângulo. Sua regra diz: “o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados da medida dos catetos”.

O cateto adjacente é o lado que não é a hipotenusa e forma o ângulo agudo.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”.

Resumo sobre lei dos senos
A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer. A fórmula para a lei dos senos é asen asenˆA=bsenˆB=csenˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆA, ˆB e ˆC são os ângulos opostos, respectivamente.

A lei dos cossenos é adequada para problemas em que conhecemos dois lados e o ângulo entre eles e queremos descobrir o terceiro lado. Podemos ainda utilizá-la quando conhecemos os três lados do triângulo e pretendemos conhecer um dos seus ângulos.

O Seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica. Vale lembrar que razão ou relação trigonométrica é o estudo dos ângulos de um triângulo retângulo.

Os ângulos notáveis (30°, 45° e 60°) recebem essa de nominação devido a sua importância na Geometria, principalmente na Trigonometria e nos cálculos que envolvem as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente).

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

De acordo com a tabela o seno de 20º é aproximadamente 0,342.

O cosseno de um ângulo é a razão entre a medida do cateto adjacente e a medida da hipotenusa.

Podemos dizer, portanto, que a soma do quadrado do seno de um arco com o quadrado do cosseno desse mesmo arco sempre será igual a 1.

do selo de 120 é o mesmo tamanho do seu de 60. conclusão 60° = seno de 120 graus. né você prestou atenção do vídeo na descrição.

Fórmula do teorema de Pitágoras
Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

- O lado BC, oposto ao ângulo reto, é chamado de hipotenusa; nos referiremos a ele como a. - Os lados AB e AC, adjacentes ao ângulo reto, são chamados catetos; nos referiremos a eles com c e b, respectivamente.

Nesse caso, o lado de medida x é considerado o cateto oposto em relação ao ângulo de 28°, e o lado de medida 20 m é considerado o cateto adjacente.