Qual a diferença entre cartas e epístolas?

Perguntado por: echaves2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A carta é algo mais pessoal, escrita diretamente a uma pessoa ou comunidade, sem uma finalidade ulterior. A epístola, ao invés, visa um público mais amplo; tem como objetivo não somente aquele público imediato, mas gostaria de ser difundida a toda os cristãos.

As Epístolas Gerais na Bíblia são as oito cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo. São elas: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas. Essas epístolas também são conhecidas como “Epístolas Universais” ou “Católicas”.

Outro estudioso que deu uma relevante contribuição para o debate em torno do gênero epistolar foi o alemão Adolf Deissmann, o qual apresentou a seguinte distinção entre carta e epístola: carta é uma comunicação escrita sem objetivos artísticos e estéticos que estabelece uma relação pessoal entre duas partes; a epístola ...

Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

2 sinônimos de epístola para 1 sentido da palavra epístola: 1 carta, missiva.

Quem escreveu esse livro? A epístola declara que o autor é “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).

c) Epístolas - São 21 cartas, e vão de Romanos a Judas. Elas contém a doutrina da Igreja.

Paulo, segundo os estudiosos, foi autor de 13 cartas, escritas a comunidades distintas.

O Novo Testamento contém três cartas conhecidas como “cartas pastorais (epístolas)”: 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito.

Apresentação As epístolas paulinas expressam o cuidado do apóstolo com sua equipe missionária e com as igrejas que foram estabelecidas. Neste curso sobre as cartas de Paulo, você verá o Evangelho chegando aos gentios, de uma forma dinâmica e com a autoridade do Espírito, um avanço sobrenatural na força do Senhor.

Epístola aos Tessalonicenses

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

O livro de Atos foi escrito por Lucas, um discípulo que viajou com Paulo em suas viagens missionárias.

Durante anos, Paulo quis pregar o evangelho em Roma (ver Atos 19:21; Romanos 1:15; 15:23). Ele também esperava que a Igreja em Roma pudesse servir como base a partir da qual ele pudesse servir missão na Espanha (ver Romanos 15:22–24, 28). (2) Esclarecer e defender seus ensinamentos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica. Maerki vê diferenças estilísticas fundamentais nestes quatro textos.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.

Uma epístola é uma correspondência escrita a um ou mais destinatários, seja em caráter público ou privado. Em outras palavras, basicamente uma epístola é uma carta. Na Bíblia, a maior parte do conteúdo do Novo Testamento é formada por epístolas.

AS EPÍSTOLAS GERAIS. EPÍSTOLAS GERAIS David Alfred Zuhars, Jr. Quais São as Epístolas Gerais? Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.

O que É uma Epístola Universal? O livro de Tiago é a primeira de sete cartas conhecidas como epístolas universais. Elas receberam esse nome por dirigirem-se a um grupo maior do que aquele ao qual se destinavam as epístolas de Paulo, que eram endereçadas a pessoas ou congregações específicas.