Qual a diferença entre carismático e simpático?

Perguntado por: emonteiro6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ser verdadeiramente carismático significa oferecer algo a mais que a simpatia. Uma pessoa carismática também é simpática, mas além de sorrisos e bom humor, ela promove ativamente sentimentos positivos em outras pessoas. Mais do que cumprimentos simpáticos, oferecem elogios.

Já de acordo com o dicionário norte-americano Merriam-Webster, ambas as palavras até podem ser usadas como sinônimos em alguns casos, porém, há uma diferença fundamental: a empatia é sobre compreender a outra pessoa, enquanto a simpatia é sobre compartilhar um sentimento com ela.

Existem 4 estilos (categorias) de carisma: foco, visionário, gentileza e autoridade. Diferentes tipos de carisma são apropriados para cada circunstância e cada um se encaixa melhor ou pior para você.

Os carismas são dados por Deus
Em Efésios 4.1 o apóstolo Paulo des- taca um princípio fundamental para a vida e missão da Igreja, ou seja, que a "graça folConcedida a cada um" (4.1). A palavra graça vem do grego chárís, que significa dom supremo ou favor supremo, sendo o' fundamento da vida cristã.

O carismático sabe bem aproveitar as oportunidades e marcar sua presença. Por se destacar em meio a demais pessoas ele é geralmente um líder. Com isso, a pessoa torna-se mais confiante, alegre, positiva, bem humorada e também mais assertiva, pois seu emocional é mais equilibrado em relação a ter menos dúvidas.

O contrário de simpático é: Contrário de agradável: 1. antipático, desagradável, detestável, mal-humorado, descortês, indelicado, grosseiro, grosso, rude, impertinente, implicante, insuportável, irritante, impopular, odioso, ofensivo, importuno.

Pessoas simpáticas são obviamente agradáveis, pois nos fazem sentir calorosos e confusos. Eles também costumam sorrir e fazer com que todos se sintam incluídos. Humor: Gostamos de pessoas que nos fazem rir e nos sentimos atraídos por pessoas que quebram a tensão com humor em situações exigentes.

Agradável: 1 acolhedor, agradável, afável, amável, cordial, cortês, deferente, delicado, lhano, solícito. Atraente: 2 adorável, aliciante, aprazível, atraente, atrativo, cativante, curioso, deleitável, encantador, estimulante, excitante, fascinante, instigante, interessante.

A empatia refere-se à habilidade psíquica de perceber o mundo a partir do olhar de uma outra pessoa, isto é, de compreender de maneira profunda as razões e sentimentos que motivam as suas ações, evitando julgamentos antecipados.

Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. Afinal, querem se colocar na situação da outra pessoa. Para entender de verdade as dificuldades ou triunfos que a outra pessoa está sentindo, eles querem saber todos os detalhes sobre o que está ocorrendo na vida da outra pessoa.

É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entender seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações. Isso a torna diferente da bondade ou compaixão.

Quem não tem carisma não costuma controlar muito bem as suas emoções. Esses indivíduos se deixam levar pela vergonha, nervosismo, raiva, inveja, sensação de inferioridade e frustração. Por isso, se apresentam como pessoas difíceis ou inacessíveis.

Pesquisadores canadenses estudam características que definem o carisma de alguém

  1. tem presença em um local.
  2. tem a habilidade de influenciar as pessoas.
  3. sabe liderar um grupo.
  4. faz as pessoas se sentirem confortáveis.
  5. sorri com frequência para as pessoas.
  6. pode se dar bem com qualquer um.

Carisma é uma habilidade inata de alguns seres humanos de conseguir encantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.