Qual à diferença entre carga positiva e negativa?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Um corpo pode ser eletrizado de duas formas: Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente.

Íons com cargas diferentes se atraem porque ao se atraírem a soma das suas cargas é zero, ou seja, dizemos que o sistema se torna neutro, portanto mais estável.

A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron. Sabemos disso porque ele ficou com um próton a mais, isto é, com uma carga positiva a mais.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

A atração ou repulsa dos corpos depende da natureza da carga elétrica: Corpos com cargas de mesma natureza (ou sinal) – Se repelem. (Positivo com positivo ou negativo com negativo); Corpos com cargas de natureza contrária – Se atraem.

Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

como por exemplo uma bateria, uma tomada e leva a energia para um outro dispositivo, seja uma lâmpada, um computador, um aparelho eletrónico, o que seja. E na verdade, a função de um fio negativo ou terra. é que ele retorna a energia ao seu ponto de origem.

Um corpo pode ser eletrizado de duas formas: Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

Corpo eletrizado negativamente
É quando um corpo possui mais cargas negativas que positivas, ou seja, quando ganha elétrons.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Quando esfregamos dois corpos, alguns desses elétrons migram de um corpo para o outro. O corpo que recebeu esses elétrons ficará carregado negativamente, por sua vez, o que perdeu elétrons ficará carregado positivamente. Portanto, fica carregado positivamente quem perdeu elétrons e não quem ganhou prótons.

1018 prótons (ou elétrons).

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria.

* Eles possuem carga negativa porque, ao colocar um campo elétrico do lado de fora da ampola, os raios catódicos sofrem um desvio, sendo atraídos para a placa positiva. Desse modo, os raios catódicos foram denominados de elétrons e foram considerados a primeira partícula subatômica descoberta.

Podemos dizer que o elétron é uma partícula constituinte do átomo e que possui carga negativa. No átomo os elétrons estão localizados na eletrosfera enquanto prótons e nêutrons estão localizados no núcleo.

Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.

Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos: – Cargas elétricas positivas se repelem; – Cargas elétricas negativas se repelem.

No núcleo de um átomo estão os prótons e os nêutrons e girando em torno desse núcleo estão os elétrons. Esses três componentes do átomo são chamados de partículas subatômicas. Um átomo no estado fundamental é eletricamente neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons (carga positiva) e elétrons (carga negativa).

cargas secas, que podem ser classificadas como produtos industrializados e não perecíveis; indivisíveis, que são as cargas (normalmente, estruturas ou equipamentos) que não são desmontadas durante o transporte; cargas frágeis, que têm alto risco de dano durante o transporte; veículos.