Qual a diferença entre caráter e carácter?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

As palavras corretas são carácter / caráter (no singular) e caracteres /carateres no plural. A palavra carater /caracter não existe em Português. O novo acordo ortográfico (AO) da Língua Portuguesa de 1990 aceita a dupla grafia: carácter / caracteres e caráter / carateres.

Portanto, o caráter é formado por traços morais de uma pessoa que determinam a forma constante de uma pessoa agir e reagir. E, a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

bom-caráter
1. Indivíduo de boa formação moral, de boa índole: há sempre boas intenções nas atitudes de um bom-caráter.

A palavra carácter abrange vários significados. Por exemplo, o carácter de um homem faz referência à sua personalidade e à sua forma de ser e estar. Trata-se de uma construção psicológica com as características dinâmicas de uma pessoa.

Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas suas escolhas, contrário é o indivíduo mau-caráter. Não podemos desprezar nossa capacidade de mudar e evoluir, porém precisamos ter em mente que há condutas que nunca vão mudar.

Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis. É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar.

  1. Mantenha Sempre o Respeito.
  2. Defina uma Distância Segura.
  3. Evite Tomar Atitudes Com Raiva.
  4. Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem.
  5. Tente o Diálogo.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

Os cinco tipos de caráter

  • Esquizoide.
  • Oral.
  • Psicopata.
  • Masoquista.
  • Rígido.

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho continuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um de nós. Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança por agir corretamente.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros, e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

Desvio de conduta ou transtorno de conduta ou perturbação de conduta é caracterizado por padrões persistentes de conduta socialmente inadequada, agressiva ou desafiante, com violação de normas sociais ou direitos individuais.

Assim, ele é popularmente tomado como um sinônimo de moralidade, confiabilidade, honestidade, ética, responsabilidade e honradez. Por isso, podemos compreender que alguém “de caráter” é honesto e tem princípios, enquanto alguém que é “mau caráter” é desonesto e sem princípios.

Na Psicologia, o caráter é definido como parte da personalidade, sendo um aspecto único de como cada indivíduo deve agir. Mesmo que indivíduos possuam atitudes parecidas, sua composição interna difere vigorosamente uma da outra.