Qual a diferença entre capsídeo viral e envelope viral?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Um vírus é composto por um genoma de DNA ou RNA dentro de uma cápsula proteica chamada capsídeo. Alguns vírus possuem uma membrana externa chamada de envelope. Os vírus são muito variados. Eles podem ter diferentes formatos e estruturas, distintos tipos de genoma e infectar diferentes hospedeiros.

No caso de vírus envelopados, o envelope forma-se a partir da saída através da membrana celular do hospedeiro. Uma vez fora do hospedeiro, são chamados novamente de vírions e estão aptos a infectar novos hospedeiros. Dependendo do vírus, podem ser liberados de poucos a milhares de partículas virais no exterior.

O capsídeo viral tem as funções de manter a estabilidade e a integridade do material genético dos vírus. É estruturalmente formado por um conjunto de unidades proteicas denominadas capsômeros.

Componentes da partícula viral
Nucleocapsídeo:estrutura onde está o capsídeo; Capsômeros: monômeros que se agregam para constituir os capsídeos; Envelope: membrana rica em lipídios que reveste externamente a partícula viral; Peplômeros: estruturas externas aparentes na superfície, repletas de glicoproteínas e lipídios.

O envelope viral é uma cobertura membranosa frouxa que ocorre em alguns vírus de animais, raramente vírus de plantas e bactérias. Ao contrário dos vírus envelopados, aqueles que não tem, são chamados nus. As principais macromoléculas que o compõe são proteínas, lipídios e carboidratos (da célula hospedeiro).

Um envelope ou sobrescrito é uma coberta de papel ou outro material para guardar cartas, documentos ou impressos de qualquer outra natureza para enviar pelos correios.

Vírus envelopadas são inativados mais facilmente do que os vírus não envelopados. Esse tipo de vírus é mais sensível a desinfetantes e fatores físicos e químicos, pois, a ação desses agentes remove o envelope, assim como desnatura os ácidos nucléicos, inativando o vírus.

A palavra envelope, de origem francesa (enveloppe), foi introduzida em português em meados do século XX, como um galicismo desnecessário, competindo com sobrescrito e sobrecarta.

O envelope viral nada mais é do que uma membrana composta por lipídios, geralmente fosfolipídios, que é adquirida quando o vírus sai da célula por meio de um processo denominado brotamento13, 14.

Os vírus envelopados apresentam um envelope de composição lipoproteica que envolve as cápsulas proteicas. Os vírus que infectam bactérias são denominados bacteriófagos. Todos os vírus possuem material genético (ácido nucleico= DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula proteica.

envelopado são menos resistentes, sendo sensíveis a detergentes e solventes orgânicos.

capsídeo: formada por subunidades chamadas de capsômeros. Nucleocapsídeo: formada pelo capsídeo e o genoma viral. envelope viral: estrutura formada por glicoproteínas e lipoproteínas que envolve o capsídeo. peplômeros: glicoproteínas que se assemelham em espículas e é usada por vírus para infectar as células.

Significado de Capsídeo
substantivo masculino Estrutura de moléculas protéicas que reveste externamente a molécula de ácido nucléico de um vírus.

Carapaça externa (proteica) de um vírus, que protege seu ácido nucleico. Os capsídeos são compostos de unidades repetidas (capsômeros) de PROTEÍNAS DE CAPSÍDEOS que, quando reunidas, possuem um formato icosaédrico ou helicoidal. Carapaça externa (proteica) de um vírus, que protege seu ácido nucleico.

O virus entra na célula e várias maneiras de acordo com a natureza do virus. (A) Entrada por fusão com a membrana plasmática. Alguns virus envelopados se fusionam diretamente com a membrana plasmática. Assim, os componentes internos do virion são imediatamente liberados para o citoplasma da célula (figura 1).

No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.

Fonte da Infecção ou Reservatório é o local onde o agente infeccioso se encontra. Pode ser uma pessoa, um objeto, um ambiente, etc.

O envelope viral, presente em vírus de algumas famílias, origina-se de membranas da célula hospedeira através de brotamento, que ocorre durante o egresso de vírions maduros da célula hospedeira.

Material genético: Nos vírus, encontramos DNA, RNA ou os dois combinados. Os vírus que apresentam DNA são chamados de vírus de DNA e aqueles que possuem RNA são chamados de vírus de RNA.

Os vírus possuem basicamente duas estruturas: o núcleo (onde encontramos o material genético – DNA ou RNA) e o capsídeo, que é um envoltório de proteínas que protege o material genético.