Qual a diferença entre canjica e canjica?

Perguntado por: rzaganelli4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.

A canjica branca tem mais possibilidades na hora do preparo, e você pode escolher se a receita levará itens como canela, cravo, leite de vaca e leite condensado e o que mais a sua criatividade permitir.

Aprenda a fazer uma canjica de milho tradicional do Nordeste

  1. Ingredientes: 12 espigas maduras de milho. 1 litro de leite. ...
  2. Modo de preparo: Primeiro, separa os grãos da espiga, cortando com uma faca. ...
  3. Modo de servir: Colocar em uma vasilha e aguardar 50 minutos – é o tempo em que a receita vai leva para ganhar solidez.

Por conta do milho da canjica ser pequeno e bem duro, o período de pré-cozimento em molho ajuda o grão a amolecer mais rapidamente, sem a necessidade de ficar muito tempo cozinhando dentro da panela de pressão.

Leia Mais

  • Canjica branca: é popularmente servida em festas juninas. No Nordeste, é chamada de mungunzá. ...
  • Canjica amarela: é similar ao prato conhecido como curau em outras regiões do Brasil. ...
  • CANJICA BRANCA COM AMENDOIM.
  • Ingredientes:
  • Modo de preparo:

Preparo

  1. Cubra a canjica com água e deixe de molho por pelo menos 6 horas.
  2. Em uma panela, leve ao fogo com a mesma água e cozinhe até os grãos absorverem todo o líquido. ...
  3. Acrescente o leite de coco e deixe no fogo por mais 15 a 20 minutos, até o milho terminar de cozinhar.
  4. Sirva morno ou frio, polvilhado de canela.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

Confira 7 benefícios que a canjica pode trazer para a sua saúde:

  1. Rica em ácido fólico. A canjica é rica em ácido fólico. ...
  2. Fonte de carboidratos. ...
  3. Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes. ...
  4. Rica em vitaminas do complexo B. ...
  5. Fonte de proteínas. ...
  6. Previne doenças cardiovasculares como o colesterol. ...
  7. Ajuda a emagrecer.

Processo de fabricação de pipoca de canjica
O milho de canjica é colocado dentro do canhão e através do controle da pressão é possível identificar o tempo de estourar. A pressão costuma ser de 150 bar em média, sendo suficiente para acionar o estouro do canhão.

A gordura presente na canjica auxilia o colesterol bom e combate o colesterol ruim.Com isso, os riscos de doenças cardiovasculares são reduzidos.

O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”.

Depois do peixe e outros frutos do mar, finalize o almoço da Sexta-Feira Santa com a sobremesa mais tradicional e saborosa que antecede o Domingo de Páscoa, a canjica. Doce típico brasileiro, a canjica é feita com milho, leite, leite condensado, coco e canela.

1. Em uma panela de pressão, leve a canjica demolhada ao fogo em com 2 e meio litros de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. 2. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora.

Lavar a canjica em água corrente. Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos. Ou até que esteja bem macia.

O ponto certo da canjica é quando ela engrossa e começa a soltar do fundo da panela. Sirva com canela em pó.

Dependendo da região do país, esse doce de grãos de milho com leite de coco e outros ingredientes pode ter diferentes nomes. Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

Conhecido como curau, nos estados do sudeste brasileiro, a canjica, como é chamada aqui no nordeste é feita de milho verde, leite, leite de coco e açúcar.