Qual a diferença entre campo semântico e lexical?

Perguntado por: ufurtado6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua. Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical.

O campo lexical é formado por: palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento; campo lexical de trabalho: trabalhador, trabalhar, salário, equipe, patrão, chefe, funcionário, carteira de trabalho, profissional, profissão etc.

O campo lexical é o campo da palavra, porque o léxico é o conjunto de palavras usadas em uma língua. Assim, fazem parte do mesmo campo lexical: Palavras formadas a partir do mesmo radical.
...
Campo lexical de esporte:

  1. esportivo;
  2. esportista;
  3. atleta;
  4. futebol;
  5. natação;
  6. ginástica;
  7. tênis;
  8. basquete.

A semântica lexical, isto é, o estudo do significado que se concentra na especificidade das palavras, constitui o processo de interpretação que cada um usa durante a comunicação.

Este tipo de relação semântica designa a associação entre dois ou mais itens lexicais com sentido muito próximo, ou seja, que apresentam significação [afim].

O conceito de campo semântico se refere aos sentidos que uma mesma palavra pode ter quando utilizada em diferentes contextos. Isso significa que se trata do conjunto de sentidos que uma mesma palavra pode ter.

As palavras lexicais são aquelas que possuem significado independente (como substantivo (N), verbo (V), adjetivo (A) ou advérbio (Adv).

Campo semântico de Natureza: Meio ambiente, essência, ser e etc… Campo semântico de conta: Cálculo, estima, fatura e etc… Campo semântico de cabeça: Coco, memória, crânio e etc… Campo semântico de Nota: Bilhete, dinheiro, avaliação e etc…

4 sinônimos de léxico para 3 sentidos da palavra léxico: 1 glossário, vocabulário. 2 lexical. 3 dicionário.

Enquanto o nível semântico-lexical organiza e caracteriza semanticamente as classes verbais, o nível sintático-lexical prevê as possíveis configurações sintáticas e as alternâncias argumentais dessas classes. O que os dois níveis têm em comum e o que os relaciona é a raiz.

campo lexical de barco; mar, onda, marinheiro e etc.. EXPLICAÇÃO: campo semântico designa o conjunto de todos os significados que uma palavra assume num determinado contexto. Por exemplo, «as palavras navegar, marear, velejar, sulcar, vogar, singrar, num determinado contexto podem ter um mesmo significado: NAVEGAR.

Enquanto que a sintaxe cuida do modo de como a informação é transmitida (estrutura) e a semântica zela pelo significado das palavras, o léxico é responsável por verificar o acervo de palavas pertencentes a determinada linguagem.

Lehmann observa que lexical significa: 1) ter um sentido concreto específico; e 2) pertencer ao inventário de palavras de uma língua, enquanto gramatical pode referir-se a 1) estar em conformidade com as regras da gramática e 2) ter um sentido abstrato e funcional.

Léxico: é o conjunto de palavras usadas em uma língua ou em um texto. Quanto à língua, não existe um falante que domine por completo seu léxico, pois o idioma é vivo e vocábulos vão desaparecendo, enquanto novos surgem. Quanto ao texto, o léxico corresponde às palavras utilizadas na escrita do mesmo.

O campo semântico é o espaço em que a polissemia atua, ou seja, os múltiplos e possíveis sentidos que uma determinada palavra possui é o campo semântico dela.

A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

É um termo usado para designar a interpretação semântica de um sintagma nominal. Ou seja, o significado que os argumentos de um verbo carregam. Por exemplo em "João matou o leão" As funções semânticas de João e leão respectivamente são de agente e paciente.

A dinamicidade de nossa língua pode ser comprovada por meio das criações lexicais, mesmo essas não estando ainda formalizadas pelo dicionário. Para provar o quanto a língua é dinâmica, o quanto ela muda de acordo com as “tendências” que norteiam as relações humanas, não precisamos ir muito além.

O campo semântico da palavra "escola" é: escola, sala, escolar, professor, escolinha, aluno, escolástica, escolaridade, escola virtual, entre outras. Um campo semântico pode ser definido como sendo todas as palavras que juntas possuem um sentido em comum.

SELEÇÃO LEXICAL Corresponde à escolha, segundo determinados critérios, das diferentes palavras que farão parte de um texto – oral ou escrito. Obedece, basicamente, quatro critérios distintos: (1) precisão conceitual, (2) valor social da palavra, (3) sonoridade e (4) compreensibilidade.

É a experiência de leitura que oferece aos leitores conhecimento lexical útil para aumentar a qualidade das representações lexicais (PERFETTI; HART, 2002). A qualidade lexical depende da frequência das palavras.