Qual a diferença entre camarão de água doce e salgada?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os camarões de água doce possuem um sabor mais leve e adocicado, já os de água salgada apresentam um sabor mais marcante. Camarão sete barbas – essa espécie é facilmente encontrada em todo o Brasil. Seu tamanho é pequeno, mas o sabor é intenso, podendo ser frito ou usado como recheios ou em molhos.

Os camarões de cativeiro, geralmente criados em água doce, têm menos sabor que os demais crustáceos que vivem no mar. Assim, antes de optar por essa espécie de camarão, é importante que você considere essa diferença.

O camarão de água doce é um produto nobre, de excelente qualidade e consideravelmente diferente dos camarões marinhos. O sabor de sua carne é mais suave e a textura mais delicada. Assim, o preparo desses camarões segue regras de uma culinária própria.

Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Tem sabor mais leve e é um dos tipos de camarão mais versáteis na cozinha.

Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

Rico em proteínas
No caso do camarão 'jumbo', este contém três gramas de proteína e pouca gordura e hidratos de carbono.

Peso: 1kg - R$ 220,00.

POUCOS SABEM, mas todo crustáceo, quando fresco, apresenta sabor adocicado: camarão, lagosta, siri e caranguejo, dentre outros, seja de água doce ou de água salgada. Tal característica se deve à presença do aminoácido glicina, encontrado em grande quantidade na proteína dos crustáceos.

A explicação científica para a alteração da cor do camarão de cinzento para cor de rosa está relacionada com o caroteno (pigmentos responsáveis pela tonalidade rosa, ou alaranjada) chamado astaxantina. Antes de ser cozinhado, o camarão está protegido por uma camada de cadeias proteicas denominadas de crustacianina.

Quando o corpo não tem a capacidade de digerir a proteína ele produz uma quantidade grande de anticorpos, criando um quadro alérgico. Os sintomas da alergia ao camarão podem ser diversos: coceira, inchaço abdominal, vômito, diarreia ou até mesmo tontura.

Mesmo com esses benefícios, existem algumas contraindicações. O camarão possui um alto teor de colesterol, mas se incluído em uma dieta balanceada, não existe qualquer risco. Quem sofre com ácido úrico, o consumo deve ser controlado, pois o camarão conta com uma alta dose de purina.

O camarão é rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo e vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas, além de ser rico em ômega-3, retardando o crescimento de tumores e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

O camarão custa caro no Brasil pela falta de escala em sua pesca e na criação em cativeiro. Barreira negociou diretamente com os produtores para obter um preço melhor.

COMO ESCOLHER
Aparência: na hora de comprar o camarão fresco, o ideal é que cabeça e cauda estejam presas ao corpo (se estiverem soltas, é sinal que o camarão está velho). A casca deve estar firme e brilhante, sem manchas amareladas ou escuras. O cheiro deve ser suave de mar.

A China é o maior produtor mundial de camarão com 33% do volume produzido em 2019 (Gráfico 2); entre 2015 e 2019, a produção do camarão branco (Litopenaeus vannamei) cresceu 19,5% no País (Gráfico 3).

1kg - R$ 280,00.

O Camarão Rosa, por sua vez, é de espécie marinha e costuma ser encontrado ao Leste dos Estados Unidos e ao Sul do Brasil. Essa espécie vive em regiões arenosas e com pouca profundidade e é reconhecido por ser um excelente nadador.

Espécie de camarão de menor tamanho e mais saborosa, com carne macia. Indicação de consumo: Ideal em molhos, recheios, risoto, na moranga ou bolinhos.

Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru. Comer peixe cru é uma alternativa segura e saudável para o consumo dessa carne tão importante para a sua saúde.