Qual a diferença entre calmante e sedação?

Perguntado por: elacerda3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O termo sedativo é sinônimo de calmante ou sedante. Quando um sedativo é capaz de diminuir a dor ele recebe o nome de analgésico. Já quando o sedativo é capaz de afastar a insônia, produzindo o sono, ele é chamado de hipnótico ou sonífero.

Também chamados de tranquilizantes ou calmantes, os ansiolíticos são medicamentos usados para combater a ansiedade e a tensão. Descoberta na década de 50, essa droga pode ser sintética, ou seja, elaborada por meio de processos químicos, ou pode ser encontrada em medicamentos caseiros, como os chás.

Conhecido entre pessoas com ansiedade e insônia, os medicamentos benzodiazepínicos ganharam muitos fãs (inclusive entre os médicos) pela rápida ação. Após ingerido, o efeito calmante aparece em apenas 30 minutos, e chega a durar entre 10 a 15 horas.

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI. Agem como ansiolíticos, anticonvulsivantes, hipnóticos e como relaxantes musculares.

Diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol. A maioria dos sintomas após anestesia geral são reações adversas farmacologicamente previsíveis dos medicamentos anestésicos.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Lorazepam. O Lorazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

Confira alguns remédios para dormir que podem estar disponíveis sem receita:

  • Anti-histamínicos. ...
  • Valeriana. ...
  • Melatonina. ...
  • Suplementos de magnésio. ...
  • Relaxantes à base de ervas. ...
  • L-triptofano.

O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta. Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam.

É possível que seu organismo não esteja mais respondendo ao tratamento ou que o lote do medicamento que você está usando tenha algum problema de qualidade. Em qualquer um dos casos, procure o médico.

É importante lembrar, que pacientes com lesão cerebral grave, podem não acordar mesmo após a retirada da sedação, é possível que permaneçam em coma por consequência de sua patologia cerebral.

As principais desvantagens da sedação com óxido nitroso são os custos dos equipamentos necessários, necessidade de treinamento e habilitação do cirurgião-dentista e de sua equipe, infraestrutura e a variação individual (e subjetiva) da dosagem para cada paciente (FIORILLO L, 2019).

Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais. A sedação promove um alívio do estresse do paciente.

Quando é indicado sedar um paciente? Diversas situações podem indicar a necessidade de sedação. As mais comuns, são: Em conjunto com a anestesia local para procedimentos como biópsias, exérese de pequenos tumores de pele, vasectomia, blefaroplastia, implante de marcapasso.

Os principais objetivos da sedação são: adaptar o paciente a ventilação mecânica; aliviar a ansiedade e a dor, controlando a agitação psicomotora; atenuar a resposta ao estresse; modular o metabolismo cerebral, auxiliando no manejo da hipertensão intracraniana; e diminuir a responsividade ao ambiente, facilitando o ...

Sedação leve: estado de tranquilidade e calma induzido pela medicação e durante o qual o paciente responde ao estímulo de fala; Sedação moderada: estado de depressão da consciência induzido pela medicação.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Após distribuição randomizada, 40 pacientes receberam Propofol 2% e 38 midazolam. A dose média de Propofol 2% foi de 1-6 mg/kg/h e de midazolam 0,05-0,4 mg/kg/h. Nenhum bloqueador neuromuscular foi utilizado e a duração média da sedação foi de 141,2 h para o grupo Propofol 2% e 140,5 h para o grupo midazolam.