Qual a diferença entre calça social e calça de alfaiataria?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

De modo geral, podemos caracterizar como calça de alfaiataria aquela com um tecido mais estruturado e encorpado, se diferenciando da calça social nesse aspecto, que geralmente é de tecidos mais leves.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso. Além disso, a forma de costura também é diferente.

Calça de alfaiataria: uma peça, várias formas de usar. Shape alinhado, estruturado, e elegância de sobra. Essa é a apresentação para lá de imponente da calça de alfaiataria feminina. Ela é o que chamamos na moda de “peça statement”, ou seja, que se destaca em qualquer look.

As calças de alfaiataria são conhecidas pelo seu corte preciso e elegante. Elas costumam ter uma modelagem mais ajustada ao corpo, mas ainda assim proporcionam conforto e mobilidade. As calças de alfaiataria são feitas de tecidos mais finos e de alta qualidade, como lã, linho, algodão ou misturas desses materiais.

É um corte estruturado, onde as modelagens seguem uma forma muitas vezes mais complexa, proporcionando uma peça elaborada e ainda com acabamentos excelentes. O caimento é perfeito, encaixando-se perfeitamente na anatomia do corpo, tanto para homens como mulheres.

São tecidos de alfaiataria as lãs frias, linho, crepe alfaiataria, gabardine, jacquard, zibeline, tweed, cashmere, microfibra two way, oxford, entre outros.

As peças de alfaiataria são clássicas e transmitem elegância, sobriedade e discrição. Tradicionalmente, os looks de alfaiataria eram vistos como opções para ambientes formais e corporativos. Porém, com o tempo, essa moda também passou a ser explorada em situações ocasionais e mais descontraídas.

As diferenças entre alfaiates e costureiras é que o alfaiate se encarrega de criar, desenhar e confeccionar roupas masculinas, enquanto costureiras e costureiras se especializam em criar, desenhar e confeccionar principalmente roupas femininas.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

As calças de alfaiataria costumam utilizarem tecidos finos e muito leves no traje social. Ela chama-se também de calça social. O moletom é um tecido feito de malha de lã com efeito bem macio e pelúcido. Ele também é flanelado dos dois lados.

Calça de alfaiataria
O ideal é que a barra termine pouco abaixo do calcanhar, cobrindo o início do salto do sapato. Se for um salto alto, um scarpin, a calça precisa ficar um pouco mais comprida, para na hora de vestir não achatar a sua silhueta.

Os sapatos clássicos, como o scarpin, o mocassim e o Oxford são opções perfeitas para combinar com a calça de alfaiataria. Eles são elegantes e atemporais, além de deixar o look sofisticado e chic.

Shape estruturado, caimento alinhado e recorte clássico – a calça de alfaiataria é a prova de que é possível investir nela sem esforço algum. O estilo alfaiataria, que vem literalmente dos alfaiates, surgiu no armário masculino trazendo roupas sob medidas para homens que buscavam um visual mais sério e elegante.

As tendências de sapatos para usar com calça de alfaiataria são: mules de salto, scarpins envernizados, sandálias com amarrações e tênis brancos. Esses modelos são modernos e versáteis, e podem ser usados tanto em looks formais quanto informais.