Qual a diferença entre calça Mom e wide leg?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Qual a diferença da calça mom e wide leg? As duas modelagens tiveram ascensão nos anos 1990, mas têm diferenças. A calça mom jeans tem um corte mais ajustado na cintura e quadril, com pernas retas até o tornozelo. Já a calça wide leg jeans tem um caimento mais amplo, principalmente nas pernas.

O que as diferencia é que a mom jeans, ao contrário da boyfriend, tem a cintura bem alta e bem marcada e apenas é mais larga no quadril e na coxa, voltando a ficar mais estreita nos tornozelos. Pasmem, a skinny continua sendo o modelo mais vendido do mundo!

A calça mom jeans é um modelo mais soltinho, que em uma tradução literal para o português significa “calça da mamãe”. Ela foi tendência nos anos 80 e 90, e pode ser vista no corpo de muitos personagens de séries e filmes que se passam nessas décadas.

A wide leg fica bem em todos os tipos físicos. Quem tem o quadril mais larguinho e quer disfarçar o volume que esse modelo de calça acrescenta para a região, deve usar com uma parte de cima com ombros mais em evidência. Dessa forma você divide as atenções para baixo e para cima também.

Calça mom jeans com tênis
O match perfeito, a calça mom cai super bem com tênis, seja um All Star ou um Nike.

O modelo mais amplo de calça, seja uma wide leg como na foto, ou no estilo puddle pants, deixa a sapatilha mais despojada, tirando o aspecto clássico e engessado do item. As fashionistas francesas aprovam.

Porém, se você ainda não sabe o que é calça wide leg, calma que a gente te explica! A peça tem modelagem mais larga nas pernas – que fica entre as calças retas levemente mais ajustadas, e as pantalonas, que possuem um shape ainda mais volumoso -, e pode vir em diferentes tecidos, cores e lavagens.

A modelagem dessa calça está entre a reta e a pantalona. Calça wide leg significa calça de pernas largas uma vez que “wide” significa larga e “leg”, perna. A calça Wide Leg virou febre no Tik Tok e entre a Geração Z que ama peças confortáveis para montar looks despojados e de streetwear com essas peças.

O ideal é que a calça mom jeans fique confortável, sem apertar demais a cintura ou as pernas. A cintura deve estar bem ajustada ao corpo, sem deixar folgas, mas sem apertar demais. Já as pernas devem ter um caimento mais soltinho, sem ficar largas demais ou muito justas.

Diferentemente do clássico “boca de sino”, a wide leg é larguinha desde a cintura e vai aumentando discretamente até chegar na barra, mas sem aquela abertura giga da pantalona. Na MODAB gostamos mais da versão jeans. Mas, o modelo também pode ser encontrado em outros tecidos, como a sarja.

Com esse nome em inglês que significa perna larga, a calça wide leg conquistou as brasileiras. Sua modelagem fica ali num meio termo entre a calça boyfriend e a clássica pantalona.

A combinação mom jeans + all black também fica incrível. O trench coat completa o look do inverno. Para o office look de inverno, uma camisa branca e o blazer xadrez são uma ótima pedida. E para as mais práticas - mas também estilosas - o suéter preto com uma bota são perfeitos para os dias mais frios.

A calça cenoura, que também é chamada de “calça cocoon” ou “slouch”, tem modelagem ampla no quadril, muitas vezes com pregas ou preguinhas afunilado na direção da canela. Conhecida nos anos 1990 como semibag, agora ela está sendo chamada de calça cenoura ou carrot, justamente por conta do seu formato.

Evite usar calças apertadas demais
Isso porque calças justas e apertadas demais tendem a espremer a gordura do corpo. Como resultado, os quilinhos a mais acabam aparecendo justamente no abdômen. Dessa forma, o ideal é optar por modelos mais soltinhos como as wide legs, calças flare, pantacourt, etc.

A dica aqui é misturar a peça trend com uma camisa estampada de seda ou cetim. Já para as mais ousadas e que não abrem mão de testar diferentes combinações no look, vale colocar aquele vestido de botões para jogo com a wide leg jeans.

O comprimento certo da wide leg é na barra do chão, ou seja, é uma calça longa. Ela se caracteriza justamente por ser uma peça que cobre toda a parte de baixo do corpo, o que faz com que, muitas vezes, ela até esconda o sapato.

Qual sapato usar com a peça? Tecnicamente, qualquer sapato pode ser combinado a uma boa calça mom jeans — desde que seja aliado às peças corretas.

O diferencial dessa Mom Jeans é que ela possui elastano, garantindo mais conforto! Confeccionada em jeans 98% algodão 2% elastano.

A calça jogger é um modelo de calça bastante versátil, caindo bem tanto para homens como para mulheres. Como se trata de uma peça mais confortável, ela pode ser uma opção coringa para quem deseja ficar super bem vestida e ao mesmo tempo despojada.

use SAPATOS CAVADOS E DE BICO FINO
Por isso, é ótimo pra quem quer alongar a silhueta e dar a impressão de ter pernas mais compridas.