Qual a diferença entre café expresso e café longo?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Via de regra, o lungo é feito em uma máquina, como o expresso comum. Você usa a mesma quantidade de café moído que usaria para o seu amado expresso. A diferença é que você deixa mais água correr pelo porta-filtro. O maior tempo de processamento garante que o lungo tenha um sabor menos intenso do que um expresso.

Como é mais concentrado, o café expresso tem o sabor mais forte e um cheiro mais intenso do que o café coado. Já o café coado, como tem mais contato com a água, tem um aroma mais sutil, mas também muito agradável. O sabor é mais suave.

O termo espresso significa “sob pressão” e, segundo Ernesto Illy, “o termo espresso refere-se a um pedido feito para a ocasião: Quando uma pequena quantidade de água aquecida e pressurizada passa por um bolo comprimido de grãos de café moídos”.

Um café longo (ou lungo, como também é conhecido) apresenta em torno de 50 ml, sendo que é elaborado com a mesma quantidade de grãos que o anterior. Por conta disso, este café tem sabor menos intenso. No entanto, ele é maior e tem mais cafeína.

café coado

Mas, o café coado tem maior teor de cafeína pelo fato do café ficar mais tempo em contato com a água, extraindo uma maior quantidade de cafeína do pó. A xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância, enquanto o espresso varia de 90 a 200 mg.

Uma dose de café espresso tem geralmente de 25 a 35 ml, o que deve ser facilmente alcançável com estes parâmetros.

Espresso: um café diferente de todos
É preparado aplicando um jato de água quente, com pressão de 9 ou mais atmosferas, durante 25 a 30 segundos através de uma camada prensada de 7 gramas de café moído. O resultado é um café concentrado com cerca de 30 ml de puro prazer degustativo.

Café coado
Esta versão da bebida possui baixíssima caloria, quando não adicionado de açúcar e é a melhor opção quando se trata de aproveitar com moderação os benefícios da cafeína.

Por outro lado, o café expresso costuma ser mais forte, consistente e concentrado. Isso ocorre porque o volume de pó é proporcionalmente maior, enquanto o contato com a água é menor, se comparado com o café coado.

Café espresso
O espresso, receita tradicional, é o café puro e feito sob pressão, sem adição de leite ou qualquer outro ingrediente. Quando bem feito, ele apresenta duas camadas: a bebida e seu creme (espuma). O café espresso é um dos métodos mais tradicionais de preparar o pretão.

O termo “barista” tem origem italiana, lá mesmo onde nasceram as primeiras máquinas de espresso que utilizamos, sendo o “barista” o profissional que manuseava as máquinas até então.

Café doppio ou duplo
Equivale a dois shots de espresso numa xícara: aproximadamente, 60ml. Porém, também leva o dobro de pó. No preparo, o doppio corresponde a “1 café espresso + 1 café espresso”. Na máquina, é preciso tirar dois cafés espresso e juntá-los na mesma chávena ou caneca.

O famoso termo “café especial”, é o nome dado para uma categoria de cafés que possui uma graduação a partir de 80 pontos numa escala de 0 a 100 de avaliação sensorial da Metodologia SCA. A classificação do “Speciality coffee” é feita através de um degustador certificado de café, o Q Grader.

O café Expresso
Também conhecido no Brasil como café curto, é servido em uma quantidade que varia entre 25 e 35 ml.

O que seria o capuccino? O capuccino é uma bebida mais incrementada, em comparação ao famoso cafezinho. Assim, trata-se de uma mistura de café com um leite bem cremoso e vaporizado, mais espuma, conforme a receita original italiana. Contudo, no país encontra-se também a bebida com canela e cacau.