Qual a diferença entre cabeamento horizontal e vertical?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Como parte dessa estrutura, os cabeamentos horizontal e vertical diferem nas áreas que cobrem. Enquanto o vertical conecta as instalações de entrada, salas de equipamentos e de telecomunicações, o horizontal conecta as salas de telecomunicações a tomadas individuais em todos os andares do edifício.

CABEAMENTO HORIZONTAL: compostos pelos cabos e caminhos que ligam os armários de telecomunicações às áreas de trabalho. 3. ARMÁRIO/SALA DE TELECOMUNICAÇÕES (AT/TR/TC/FD): abriga os elementos de interconexão entre o cabeamento de backbone e o cabeamento horizontal.

Continue a leitura e descubra quais os principais tipos de cabeamento de rede e entenda suas principais características.

  1. Cabo Coaxial. ...
  2. Cabo de Par Trançado. ...
  3. Fibra óptica. ...
  4. Cabo do tipo Universal Serial Bus (USB) ...
  5. Cabos crossover.

O cabeamento tronco, também denominado cabeamento vertical ou cabeamento do backbone da rede local, deverá utilizar uma topologia em estrela, isto é, cada centro de distribuição (Armário de Telecomunicações) deverá ser interligado à Sala de Equipamento, núcleo da rede, através de um cabo exclusivo.

Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
Também conhecido como Cabeamento Secundário, é responsável pela interligação entre a Área de Trabalho e a Sala de Telecomunicações ou Armário de Telecomunicações em um mesmo andar. Pode incluir cabos metálicos de par trançado e também fibra óptica.

O cabeamento é um método que consiste na organização e na padronização dos cabos existentes em um determinado ambiente, e que têm o objetivo de levar conectividade a máquinas em locais como edifícios e escritórios, por exemplo.

Função básica do cabeamento principal é interligar:
– Todos os armários de telecomunicação do edifício. – Edifícios do campus (campus backbone). – As facilidades de entrada (entrance facilities).

  1. Os subsistemas do cabeamento estruturado. O modelo básico de cabeamento estruturado é composto por seis subsistemas. ...
  2. 01 Entrada do Edifício (EF) ...
  3. 02 Sala de Equipamentos (ER) ...
  4. 03 Sala de Telecomunicações (TR) ...
  5. 04 Área de Trabalho. ...
  6. 05 Cabeamento Backbone. ...
  7. 06 Cabeamento Horizontal. ...
  8. Gostou do post?

Cabeamento de Cobre
O par trançado blindado (STP) fornece uma proteção contra ruídos melhor do que o cabeamento UTP. No entanto, em comparação ao cabo UTP, o cabo STP é significativamente mais caro e difícil de instalar. Como o cabo UTP, o STP usa um conector RJ-45.

Conheça 6 subsistemas básicos:

  • Entrada do edifício. O primeiro subsistema de um sistema de cabeamento estruturado é justamente a entrada do edifício. ...
  • Sala de Equipamentos. ...
  • Sala de Telecomunicações. ...
  • Área de trabalho. ...
  • Cabeamento de backbone. ...
  • Cabeamento horizontal.

O backbone pode ser visto como um intermediário na transmissão de mensagens e dados entre redes locais. Servidores distantes que precisam trocar dados os enviam, primeiramente, ao backbone encarregado no local. Ao ligar operadoras a servidores externos, estas estruturas transmitem dados com velocidades altíssimas.

Entre os principais tipos de cabos, estão os cabos UTP (par trançado não blindado), STP (par trançado blindado), fibra óptica e coaxial. Os cabos UTP são amplamente utilizados em redes locais e são compostos por pares de fios de cobre entrelaçados, sem blindagem.

Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.

Na maioria das vezes, a categoria do cabo estará impressa no cabo. Caso não esteja, você não será capaz de identificar a categoria do cabo por cor ou por conector RJ45, mas os cabos CAT6 são normalmente mais grossos que os cabos CAT5e por usarem cabos de cobre mais grossos.

90 metros

Comentário: A distância máxima do cabeamento horizontal será sempre igual a 90 metros.

A conexão cruzada (cross-conection) ocorre entre o cabeamento horizontal e backbone. conexão, ou seja, cada cabo é terminado em um patch panel sendo utilizado um patch-cord entre os patch panels. Ocorre uma conexão direta entre os equipamentos de rede através do cabeamento horizontal e de um patch panel apenas.