Qual a diferença entre Bureta e proveta?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL). Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.

Pipeta volumétrica: utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos. Não pode ser aquecida. Equipamento calibrado. Bureta: utilizada para medida precisa de volume de líquidos.

Existem vidrarias que possuem a mesma função, se diferenciando apenas no que diz respeito a ser mais ou menos exatas. Por exemplo: pipetas e provetas são utilizadas para realizar medições e/ou transferência de variados tipos de líquidos e soluções, porém, as pipetas são mais exatas.

Uma proveta é um utensílio cilíndrico, estreito e alto, destinado a medir volumes de líquidos. A norma portuguesa NP-183: 1959 refere três tipos de provetas: proveta (sem graduação), proveta graduada (ver figura 1) e proveta graduada com rolha esmerilada.

pro·ve·ta |ê|
1. Copo graduado para medição de líquidos. 2.

As buretas podem ser classificadas em dois tipos principais: analíticas e volumétricas. As buretas analíticas são mais curtas e têm menor capacidade, enquanto as buretas volumétricas são mais longas e têm maior capacidade. Ambas as buretas possuem uma escala graduada na qual o volume pode ser lido com precisão.

Alguns tipos de bureta ao longo dos anos foram desenvolvidos: bureta automática, bureta com torneira de vidro, bureta com torneira de ptfe, bureta digital

O Equipo Bureta é um dispositivo utilizado para administrar medicações em pequenos volumes e que necessitem de um rigoroso controle de seu volume com exatidão.

Ao adicionar a uma proveta de 50 mL um volume de água, o volume indicado na precisão de 0,1 mL deve ser registrado.

A diferença entre elas está na precisão das medidas realizadas. Por exemplo, dentre as vidrarias que possuem maior precisão e exatidão estão a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico. Já a proveta e a pipeta graduada possuem menor precisão e exatidão.

Pipeta volumétrica é mais precisa e a mais exata, pois é usada para medir e transferir um volume fixo de um líquido ou solução. Ja a proveta não é de muita precisão, em geral usa-se a proveta para medidas aproximadas, sendo aceitos erros de décimos ou até de alguns ml, conforme o tamanho de seu diâmetro.

O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos. Algumas vidrarias indispensáveis em um laboratório são o béquer, o erlenmeyer e o balão de fundo chato mostrados acima.

Para uma utilização correta da proveta, devemos pousar a proveta na bancada de trabalho, e, com os olhos ao nível da mesma, encher com o líquido que queremos medir.

A pipeta volumétrica - também designada de pipeta de volume único - é a rainha da precisão. Bate todos os outros instrumentos de laboratório quanto à precisão nas medições.

O bebê de proveta é o embrião oriundo de um tratamento de Fertilização in vitro.

A proveta é um tubo de vidro cilíndrico graduado, sua base pode ser de polietileno hexagonal ou base de vidro hexagonal ou redondo. Ela pode ser com um bico vertedor ou sem bico. A proveta graduada pode ser também com rolha de vidro esmerilhada intercambiável ou rolha de polietileno intercambiável.

A FIV (fertilização in vitro) é o tratamento que permite gerar um filho para milhares de mulheres que sofrem com a própria infertilidade ou que têm parceiros com problemas de fertilidade. E essa técnica é conhecida como bebê de proveta.