Qual a diferença entre broca de madeira e concreto?

Perguntado por: nvasconcelos6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Normalmente as brocas de concreto não possuem um corte tão afiado quanto às de madeira, pois em alguns casos a furadeira é utilizada na função martelete. A função martelete é usada para causar impacto na superfície (alvenaria em geral), ajudando a rachar a área de trabalho e, assim facilitando a abertura do furo.

Broca para concreto
A broca para concreto pode ser de vídea ou brocas SDS. A broca de vídea deve ser utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Recomenda-se que esse modelo de broca seja utilizado com a furadeira na posição martelete.

Para saber se a broca é de madeira observe se possuí uma ponta como se fosse uma agulha na ponta. Brocas para furar madeira não servem em metal, mas brocas para furar metal geralmente funcionam muito bem em madeiras.

As brocas de madeira são besouros que podem medir entre 2,7mm e 7mm, dependendo da espécie. Além de pequenos, esses bichos têm uma coloração marrom ou avermelhada, o que torna ainda mais difícil enxergá-los a olho nu. Isso porque eles podem se confundir com a cor dos próprios móveis.

A broca serpentina é muito utilizada quando existe a necessidade de realizar trabalhos rápidos na madeira, possui uma geometria espiral e a ponta semelhante a um parafuso. Ela permite um avanço muito rápido e com grande facilidade na perfuração da madeira.

Broca de 3 pontas
Também chamada de broca de aço carbono, ela é indicada para perfurar diversos tipos de madeira e é fabricada, normalmente, em aço carbono. Esse material confere à broca maior resistência ao calor gerado pela perfuração da madeira.

2 – As brocas especiais para madeira e aço rápido nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto. 3 – Devemos sempre proteger os olhos e mãos, utilizando óculos de proteção e luvas. 4 – NUNCA substitua a broca na furadeira enquanto a mesma estiver conectada à energia.

Existem inúmeros tipos de brocas, cada um para uma função especifica, sendo as principais: 1) Para furar madeira: geralmente são brocas de três pontas.

Broca de vídea
Também conhecida como broca de metal duro, ela é indicada para furos em materiais resistentes, como concreto, granito e mármore. Identificar esse tipo de broca não é difícil, já que ela possui a ponta com formato de flecha, que é mais larga que o corpo da broca.

As Estacas Brocas de Concreto são usualmente escavadas manualmente, com cavadeira e trado. O elemento tem uma capacidade de carga máxima de 100 kN e comprimento mínimo de 3m.

Na hora de decidir o tamanho do furo, o ideal é considerar o diâmetro da ponta da broca e não o do corpo. Se você acabou de comprar sua furadeira, este é provavelmente o tipo de broca que você mais irá utilizar, seguido pelas brocas de madeira.

Um dos inseticidas para madeira com ótimos resultados no tratamento preventivo de cupins e brocas é o Pentox Super Dupla Ação. Após a aplicação do produto cupinicida, as estruturas de madeiras ainda vão poder receber as etapas de acabamento.

Broca multiuso CYL

A broca multiuso CYL é conhecida por facilitar o trabalho de muitos profissionais da área de construção, pois é capaz de furar madeira, metal, alvenaria e azuleijo com facilidade e eficiência.

Como usar furadeira para furar madeira
Separe do seu jogo de brocas, aquela que possua o diâmetro de broca adequado para realizar o trabalho. Segure com firmeza a sua furadeira mantendo-a em um ângulo reto até encostar a ponta na madeira. Ligue a furadeira, coloque um pouquinho de pressão e comece a fazer o furo.

Quando acionada a furadeira sai faisca (luz azul) do motor, isso é um faiscamento normal do motor. Isso é mais visível quando a abertura de refrigeração da máquina é muito grande.

Também é necessário considerar que o mandril tem três furos ao seu redor. Logo, pegue a chave de mandril (equipamento em formato de T), encaixe em um furo por vez e aperte. Isso garantirá que a broca fique 100% presa à furadeira, impossibilitado que saia durante a utilização.

Superfícies de drywall e madeira
Todos os modelos citados anteriormente também são indicados para aplicação em placas de drywall e madeira, já que conseguem garantir um bom suporte mesmo que o furo não tenha muita profundidade.