Qual a diferença entre branco frio e branco neutro?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas. Branco frio: Pela maior clareza das superfícies, são indicadas para ambientes em que é necessária maior higiene.

O branco neutro é a temperatura de cor que abrange a faixa de 4.000K a 4.500K. Com tonalidade branca levemente amarelada, a luz neutra muitas vezes é confundida com o branco quente, porém possui tonalidade mais branca.

A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural. É importante lembrar que essa diferença não interfere na quantidade de energia gasta.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação. O que vai contar na hora da escolha é o efeito desejado e o gosto pessoal de cada pessoa.

Quando usar luz branca
A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

Já a luz branca fria fica entre 5.500K e 6.500K, e é mais parecida com os raios solares nas horas mais fortes de luz natural, como ao meio dia, por exemplo. O resultado é uma iluminação mais pura, quase chegando às nuances azuis.

A vantagem das cores neutras é que com elas você consegue dar mais destaque aos detalhes, sendo possível definir o que será mais atrativo no ambiente. Em ambientes que não possuem tantas luzes, ou não é possível inserir outros pontos de luz, usar cores como branco, bege e tons claros de cinza é uma ótima possibilidade.

Deve assim ser escolhida conforme o local a aplicar: Na indústria é aconselhável a temperatura 6000K (Luz Branca). Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos. O seu fluxo de temperatura é de 4000K.

Como a luz fria é ideal para espaços que buscam proporcionar mais foco e atenção, ela é muito usada em ambientes de trabalho ou lugares que você execute alguma atividade manual. No entanto, evite colocar luz fria em locais de muita permanência, pois essa iluminação pode ser muito cansativa para os olhos.

A luz fria serve para ambientes onde há uma necessidade maior de luminosidade. Onde usar: cozinha, banheiro, área de serviço e áreas de trabalho ou escritório.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Luz quente: de coloração amarelada, é utilizada em ambientes aconchegantes e provocam a sensação de relaxamento e bem-estar; Luz neutra: geralmente utilizada em recepções de imóveis comerciais; Luz fria: utilizados em áreas de trabalho, como cozinhas e escritórios.