Qual a diferença entre borderline é sociopata?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Falando simplificadamente, o borderline é mais agressivo e imprevisível, o bipolar muda de humor facilmente e apresenta humores extremos entre depressão e euforia, o sociopata parece não ter sentimentos e manipula todo mundo em seu próprio favor, e o psicótico tem alucinações.

Também já mencionamos sobre como o Borderline pode ser confundido com outros transtornos psiquiátricos — os principais deles sendo os transtornos de humor, como a depressão e o TAB. Como são dois grupos de doenças muito distintos, o tratamento para os transtornos de humor não é tão eficaz para o Borderline.

Pacientes com transtorno de personalidade borderline podem sentir empatia e cuidar de uma pessoa, mas somente se eles acharem que essa outra pessoa estará disponível para eles sempre que necessário.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo e enganando.

Sociopatas podem parecer estar apaixonados
Eles podem ser carismáticos, charmosos e lisonjeiros, e alguém com TPAS pode parecer amar os outros quando isso se adequa ao seu objetivo final. Mas esse 'amor' vai se desgastar ou desaparecer assim que as necessidades do indivíduo forem atendidas.

Um sociopatia é um Transtorno de Personalidade Antissocial, tal como a psicopatia. Porém, ao contrário do psicopata, que possui origem genética, o sociopata se torna. Ou seja, ele recebe estímulos de fatores externos, o que pode ser desencadeado por lesões cerebrais, abusos e traumas na infância, entre outros.

Pessoas com borderline também experimentam episódios depressivos, ansiosos e raivosos. Eles podem durar por dias ou somente algumas horas e não ter nenhuma explicação para a mudança de humor. Nesse estágio de humor alterado, os pensamentos suicidas são comuns e podem levar a tentativas de suicídio.

No paciente bipolar, a euforia e a depressão podem durar semanas ou meses. Ainda, o paciente com bipolaridade apresenta crises mais intensas e mais graves que o com Borderline, podendo ter sérios resultados para sua vida.

Sobre pessoas com Transtorno Borderline
Machucam a si mesmas, ameaçam ou têm comportamento suicida. Além disso, apresentam instabilidade afetiva, irritabilidade, raiva, ansiedade intensa e sentimentos crônico de vazio que são desesperadores.

Em casos mais graves do transtorno de personalidade borderline, podem ocorrer automutilação e tentativas de tirar a própria vida — cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

As pessoas com o Transtorno de Borderline operam sempre nos extremos das emoções, sendo capazes de demonstrar o maior amor do mundo quando estão bem ou de agir de forma bastante impulsiva prejudicando alguém quando se sentem rejeitados ou menosprezados.

1 – Autoimagem distorcida
A pessoa com transtorno borderline não possui uma imagem clara de quem é, seja na personalidade ou sobre seu próprio corpo. A instabilidade sobre sua essência pode criar baixa autoestima de extrema dependência emocional pelos outros.

borderline é um transtorno de personalidade ou. seja uma maneira de ser caracterizada por muita instabilidade de humor nessa pessoa flutua muito humor é por a hipersensibilidade. uma autoestima muito ruim então essa pessoa tem uma alta percepção muito negativa de si próprio.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Alguns dos possíveis sintomas de transtorno de personalidade borderline são: Instabilidade afetiva e mudanças de humor. Mal-estar, irritabilidade ou ansiedade, que podem durar horas ou até mesmo dias. Raiva ou ódio sem muita razão, intensos e de difícil controle.

Uma das características mais populares do sociopata. Psicopatas Sociais são incapazes de enxergar certas emoções, o que os tornam pessoas extremamente frias e egoístas, tratando pessoas como objetos que podem ser descartados, onde se tiver tudo bem pra eles, então acreditam que tudo estará bem para os demais.

Ao todo, entre os anos de 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer matou, no total, 17 homens e, por conta disso, ele foi condenado a 15 prisões perpétuas.

São mentirosos: mentem para criar histórias que atraiam as pessoas e para também esconder coisas que não querem que saibam ao seu respeito; Usam de táticas manipuladoras para conseguir o que querem; Sondam as fragilidades das pessoas para usar contra elas mesmas; Não conseguem compreender o sofrimento alheio.

Sociopatas não sentem medo
Mesmo em situações de perigo e ameaças à sua integridade física, e de outras pessoas, o sociopata pode ter comportamentos inconsequentes.