Qual a diferença entre bivolt e Autovolt?

Perguntado por: zfigueiredo . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A diferença entre autovolt e bivolt, se resume à existência de uma chave ou interruptor que serve para selecionar em qual tensão da rede elétrica o aparelho será submetido para o caso do bivolt ou a capacidade de funcionar automaticamente para o autovolt.

No sistema bivolt automático, assim que você liga o aparelho na tomada, ele reconhece qual a voltagem que está passando e ajusta seus componentes elétricos para que não passe uma tensão acima ou abaixo do necessário para o funcionamento do produto.

Agora, o aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V, dependendo do lugar que estiver é possível ajustar.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico comercializados no Brasil terão que ter tensão bivolt (127 e 220 volts).

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações. Nos carregadores você lerá a palavra INPUT e logo após ela a informação de voltagem.

Os equipamentos, entre eles as lâmpadas, são vendidos com 127 V ou 220 V; também existem os bivolts – que suportam tensões de 127 V e 220 V, mas você que tem que selecionar numa chave que tem no próprio equipamento; e os autovolts – que suportam voltagens dentro de uma determinada faixa, de 100 a 240 V, por exemplo.

Como o prefixo já indica, estes aparelhos possuem adaptação automática à tensão elétrica a qual for exposta, ou seja, independente de qual for a tensão da rede elétrica, seu aparelho não irá queimar, pois sua fonte se ajusta automaticamente à tensão da rede, evitando problemas ao equipamento.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Indica que o Nobreak está fornecendo em suas tomadas, energia proveniente da(s) bateria(s), através do inversor. O Nobreak funcionará em modo bateria em caso de falha na rede (subtensão, sobretensão ou transiente).

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas voltagens, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.