Qual a diferença entre Berruga e verruga?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Muitos confundem, mas o nome correto é verruga e trata-se de uma doença viral com diferentes manifestações. A mais conhecida é a verruga vulgar, aquela que muitos de nós já tivemos na infância, principalmente nos dedos das mãos, e que, em alguns casos, só desapareceram com as simpatias ensinadas pelas vovós.

A lesão que se parece com uma couve-flor, com superfície espessada, aspecto verrugoso, irregular e áspera é uma verruga. Normalmente, ao olhar com uma lente de aumento é possível ver alguns pontos pretos no seu interior. No comparativo, a verruga é como uma semente germinando.

Diferentes tipos de verrugas

  • Verruga plantar. Aparecem na planta do pé e possuem crescimento interno. ...
  • Verruga genital. Encontra-se na região genital, elas são macias e úmidas e geralmente apresentam coloração esbranquiçada.
  • Verruga periungueal. Aparecem ao redor das unhas.
  • Verruga filiforme. ...
  • Verruga vulgar.

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV).

As verrugas comuns podem afetar pessoas em qualquer idade. Crianças, adultos jovens e pessoas com um sistema imunológico suprimido tendem a ter verrugas com mais frequência do que outras pessoas.

As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.

Comprimidos de vitamina C – Moa e misture com água suficiente para fazer uma pasta. Cubra a verruga com essa pasta com uma bandagem ou fita adesiva. Como os comprimidos são altamente ácidos, eles podem ajudar a acabar com a verruga e também combater o próprio vírus.

Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio.Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.

Muitas marcas na pele podem ser confundidas com verrugas devido ao seu aspecto. Este é o caso das pintas, as quais podem ser adquiridas ao longo da vida ou estarem presentes na pele desde o nascimento e, com o tempo, aumentarem de tamanho.

O que parece verruga mais não é
Dentre elas, estão alguns nevos, acrocórdons, ceratoses seborreias, ceratoses actínias e até mesmo alguns cânceres de pele (carcinomas e melanoma) podem ser erroneamente considerados 'verrugas' pela população leiga”, avisa o Dr.

Para casos estéticos, a Crioterapia pode ser utilizada para remover verrugas com a aplicação de nitrogênio líquido, em temperaturas negativas. Desta forma, o procedimento congela a verruga e o vírus, estimulando a eliminação de forma gradual, o que dentro de poucos dias, será observado com a queda da lesão.

É possível fazer retirada cirúrgica, cauterização ou crioterapia (congelamento das lesões para que posteriormente se desprendam da pele).

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

Quais são as melhores pomadas para verrugas? Existem algumas pomadas que combatem as verrugas plantares, as mesmas possuem ácido salicílico em sua composição e assim o ingrediente age na remoção. Essas pomadas são encontradas em farmácias. As mais usadas são: Calotrat Plantar, Verrux e Duofilm Plantar.

As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.

Verrugas comuns
Elas têm forma redonda ou irregular, de cor cinza-clara, amarelada, castanha ou negro-acinzentada e, em geral, têm cerca de um centímetro de diâmetro. Normalmente, surgem nas áreas que são lesionadas com frequência, como os joelhos, a face, os dedos e cotovelos.

O ácido láctico afeta o processo de queratinização, reduzindo a hiperqueratose, característica das verrugas.

Podemos concluir que, independente do subtipo, a cura do HPV só ocorre de forma espontânea. Não existem tratamentos ou remédios que ataquem diretamente o vírus, eliminando-o do organismo.

As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).